A cocó
Pergunta Exploratória
Vamos fazer um passeio na EMAQ?
Expedição Investigativa
Considerando que cada criança é única, e assumindo o desafio de desenvolver uma escuta atenta e um olhar sensível às produções infantis, que nos informam sobre seus conhecimentos, interesses e as hipóteses que levantam para a solução de problemas e, com o intuito de colocar as crianças em contato com a natureza, a EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA foi realizada através de um lindo PASSEIO NA EMAQUE _ Escola Agrícola.
Objetivos
Reconhecer a si e o outro.
Identificar os elementos da natureza.
Expressar sentimentos.
Explorar os espaços.
Comunidade de Aprendizagem
Dioni Pezzini
Articulação com o currículo
O contato com o universo externo da escola é uma das possibilidades de despertar nas crianças o interesse pelas situações que envolvem a vida cotidiana. Assim, a articulação curricular é concebido como algo vivo e dinâmico e está relacionado a todas as ações que envolvem a criança no seu dia-a-dia, não apenas quando os professores consideram que as crianças estão aprendendo. Neste sentido, o PROJETO COCÓ, foi desenvolvido de forma dinâmica, permitindo o contato da crianças com diferentes situações cotidianas. Para o enriquecimento do projeto, a professora deu muita atenção as curiosidades que as crianças demonstravam sobre o tema, como por exemplo: O que a cocó come? A cocó dorme deitada/ A cocó tem amiguinhos? A cocó vai a escola? A cocó tem dente? Dentre outras questões, essas se destacaram e, foram intensivamente exploradas pela professora e pela Comunidade de Aprendizagem, através de estratégias dinâmicas e participativas, onde as crianças protagonizaram o tempo todo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear aconteceu de forma muito participativa, onde a dinâmica de escolha do tema se deu através de uma roda de conversa,