Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A BORBOLETINHA Professora a asa da borboleta quebrou, e agora ela não vai voar mais? Minha borboleta ficou linda colorida.
Ana Clara | aluno(a)
O projeto a borboletinha foi muito bom para meu filho o Yan Lucas ele pode ampliar o conhecimento sobre o ciclo de vida da borboleta, a alimentação e sanar algumas curiosidades; entender também que a borboleta é importante para o equilíbrio da natureza; ele amou poder pintar, ouvir músicas e histórias; ampliar o vocabulário e participar de atividades de grupo.
Silvana (mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição investigativa ocorreu através da observação das crianças assistindo o Vídeo _ Musicas Infantis. A intenção era, inicialmente, explorar a cultura do movimento e a expressividade das crianças, mas, com essa etapa, foi percebido que as crianças demonstraram interesse pela BORBOLETINHA.

Objetivos

Desenvolver a expressividade;
Identificar diferentes movimentos motores;
Reconhecer orientações motoras.

Comunidade de Aprendizagem

Dioni Pezzini

Articulação com o currículo

O projeto foi inicialmente articulado pelo Campo de Experiência CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS. Após a escolha do tema, e, com o interesse revelado pelas crianças de conhecerem sobre: Como acontece a transformação da borboletinha? O que a borboletinha come? Quando pego em uma borboletinha posso colocar o dedo no olho? Por que a borboletinha não cai quando está voando? ... o projeto foi dinamizado a partir do Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES e, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento foram garantidos e, a convivência entre as crianças melhorou significativamente, além de que os familiares começaram a participar mais ativamente da vida das crianças na escola.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática, onde, após expedição as crianças participaram com a professora de uma roda de conversa e coletivamente escolheram o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
MAT II G

Número de alunos
10

Educadores
Jorcileny Mathias Rodrigues Sangalli

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Kessy Haslinger

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Com o projeto a borboletinha a professora e as crianças aprenderam juntos sobre como cuidar dos animais, alimentação saudável, o desenvolvimento da borboleta e as pinturas coloridas. A participação foi encantadora com a borboleta os momentos de aprendizado dos alunos me motivou cada vez mais no trabalho, pois o conhecimento aconteceu mutuamente /contagiante ao ouvirem sobre, fiquei muito contente com o resultado.
Jorcileny Mathias Rodrigues Sangalli | Professor(a)