Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A bola Tem bola de um montão de cor e tamanhos.
Anna Laura | aluno(a)
Minha filha já gostava de brincar com bolas antes, agora mais ainda, pois descobriu que existem varias maneiras de brincar com a bola.
Maria Aparecida | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos brincar de ovo choco?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da BRINCADEIRA D OVO CHOCO, onde as crianças demonstraram interesse e prazer por participar de forma tão ativa da proposta.

Objetivos

Desenvolver o gosto pelas brincadeiras coletivas.
Desenvolver os movimentos.
Participar de atividades coletivas,respeitando as regras.

Comunidade de Aprendizagem

Dioni Pezzini

Articulação com o currículo

A articulação o currículo no contexto do Projeto A BOLA, assumiu um compromisso com a construção do brincar, uma vez que a escola compreende que o brincar não significa apenas recrear, mas sim desenvolver integralmente. Caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo e sabendo que o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida o projeto constituiu-se em um tempo de aprendizagem das seguintes questões: De que maneira podemos brincar com a bola? Podemos construir bolas na escola? Como é feita a bola? Por que a bola pula e rola? O que tem dentro da bola? Podemos contar as bolas?
Com o projeto, a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, a afetividade, a motricidade,a inteligência, a sociabilidade e a criatividade foram desenvolvidas no coletivo da turma.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear aconteceu de forma democrática e participativa, permitindo as crianças a escolha do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
MAT II H

Número de alunos
14

Educadores
Ivani da Rocha

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Foi muito importante, pois percebi que muitos sabiam apenas que existiam bolas de plásticos e não outros materiais. Eles aprenderam manusear com mais facilidade, ter mais firmeza ao segurar, melhorando a coordenação motora ao arremessar e chutar a bola.
Ivani da Rocha | Professor(a)