A bola
“ Tem bola de um montão de cor e tamanhos.
Anna Laura | aluno(a)
“ Minha filha já gostava de brincar com bolas antes, agora mais ainda, pois descobriu que existem varias maneiras de brincar com a bola.
Maria Aparecida | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos brincar de ovo choco?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da BRINCADEIRA D OVO CHOCO, onde as crianças demonstraram interesse e prazer por participar de forma tão ativa da proposta.
Objetivos
Desenvolver o gosto pelas brincadeiras coletivas.
Desenvolver os movimentos.
Participar de atividades coletivas,respeitando as regras.
Comunidade de Aprendizagem
Dioni Pezzini
Articulação com o currículo
A articulação o currículo no contexto do Projeto A BOLA, assumiu um compromisso com a construção do brincar, uma vez que a escola compreende que o brincar não significa apenas recrear, mas sim desenvolver integralmente. Caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo e sabendo que o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida o projeto constituiu-se em um tempo de aprendizagem das seguintes questões: De que maneira podemos brincar com a bola? Podemos construir bolas na escola? Como é feita a bola? Por que a bola pula e rola? O que tem dentro da bola? Podemos contar as bolas?
Com o projeto, a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, a afetividade, a motricidade,a inteligência, a sociabilidade e a criatividade foram desenvolvidas no coletivo da turma.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear aconteceu de forma democrática e participativa, permitindo as crianças a escolha do tema do projeto.