A bola
                                                                	“ Tem bola de um montão de cor e tamanhos.                                    
                                     Anna Laura | aluno(a) 
                                                                	“ Minha filha já gostava de brincar com bolas antes, agora mais ainda, pois descobriu que existem varias maneiras de brincar com a bola.                                    
                                     Maria Aparecida | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Vamos brincar de ovo choco?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A Expedição Investigativa foi realizada através da BRINCADEIRA D OVO CHOCO,  onde as crianças demonstraram interesse e prazer por participar de forma tão ativa da proposta. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Desenvolver o gosto pelas brincadeiras coletivas.
Desenvolver os movimentos.
Participar de atividades coletivas,respeitando as regras. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Dioni Pezzini 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 A articulação o currículo no contexto do Projeto A BOLA, assumiu um compromisso com a construção do brincar, uma vez que a escola compreende que o  brincar não significa apenas recrear, mas sim desenvolver  integralmente. Caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo e sabendo que  o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida o projeto  constituiu-se em um  tempo de aprendizagem das seguintes questões: De que maneira podemos brincar com a bola?  Podemos construir bolas na escola?  Como é feita a bola?  Por que a bola pula e rola?  O que tem  dentro da bola?  Podemos contar as bolas? 
Com o projeto, a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, a  afetividade, a motricidade,a  inteligência, a sociabilidade e a criatividade foram desenvolvidas  no coletivo da turma. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 O processo assemblear aconteceu de forma democrática e participativa, permitindo as crianças  a escolha do tema do projeto.