A BOLA
                                                                	“ Eu achei que era brinquedo e eu gostei. Eu gosto do azul.                                    
                                     Isaque Ferreira Maciel | aluno(a) 
                                                                	“ A Maria Luiza aprendeu com o Projeto Bolas a reconhecer algumas cores, a contar de 1 a 5 e fala muito do circulo. Gostamos muito do projeto, foi muito criativo e chamou a atenção da minha filha.                                    
                                     Sandra I. A. Mombelli | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Vamos brincar  com os objetos da caixa?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Considerando o brincar  uma importante forma de comunicação, onde  a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação, desenvolvendo a  aprendizagem, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem, o PROJETO A BOLA, foi realizado, utilizando como Expedição Investigativa uma CAIXA COM OBJETOS. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Reconhecer diferentes objetos e suas respectivas características.\\nBrincar com os objetos da caixa.\\nInteragir com os pares a partir de situações de convivência.\\nPartilhar os brinquedos. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Dione Pezzini. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 No Projeto A BOLA,  a articulação curricular ocorreu pautada na concepção de que o brincar é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Assim, o currículo foi dinamizado e, as experiências foram construídas, de forma que as perguntas do Índice Formativo foram todas respondidas de modo interativo. Com o projeto  as  crianças  estabeleceram  regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa, onde as crianças tiveram oportunidade de, a partir da Expedição Investigativa, definir coletivamente o tema do projeto.