A BOLA
“ Eu achei que era brinquedo e eu gostei. Eu gosto do azul.
Isaque Ferreira Maciel | aluno(a)
“ A Maria Luiza aprendeu com o Projeto Bolas a reconhecer algumas cores, a contar de 1 a 5 e fala muito do circulo. Gostamos muito do projeto, foi muito criativo e chamou a atenção da minha filha.
Sandra I. A. Mombelli | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos brincar com os objetos da caixa?
Expedição Investigativa
Considerando o brincar uma importante forma de comunicação, onde a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação, desenvolvendo a aprendizagem, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem, o PROJETO A BOLA, foi realizado, utilizando como Expedição Investigativa uma CAIXA COM OBJETOS.
Objetivos
Reconhecer diferentes objetos e suas respectivas características.\\nBrincar com os objetos da caixa.\\nInteragir com os pares a partir de situações de convivência.\\nPartilhar os brinquedos.
Comunidade de Aprendizagem
Dione Pezzini.
Articulação com o currículo
No Projeto A BOLA, a articulação curricular ocorreu pautada na concepção de que o brincar é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Assim, o currículo foi dinamizado e, as experiências foram construídas, de forma que as perguntas do Índice Formativo foram todas respondidas de modo interativo. Com o projeto as crianças estabeleceram regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa, onde as crianças tiveram oportunidade de, a partir da Expedição Investigativa, definir coletivamente o tema do projeto.