O ônibus
“ O aluno Milton Dantas gostou do passeio do ônibus, quando perguntei para ele vamos passear no ônibus? Ele bateu palmas e disse: ah! ah! eu vou hum! hum! Angela Monique disse: eu vou no ônibus, sorriu e ficou muito alegre.
Milton e Angela | aluno(a)
“ Davi ficou muito contente e gosta de andar no ônibus. Tem que acontecer mais projetos assim, é uma grande novidade, algo muito bom, e que seu filho mostra a alegria de realizar eventos novos na escola.
Cristiane | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através do VÍDEO MEIOS DE TRANSPORTES. Durante a expedição as crianças foram muito atenciosas e receptivas, dedicando seus olhares para o vídeo e assim evidenciando seus interesses.
Objetivos
Reconhecer os meios de transportes.
Identificar os meios de transportes utilizado no dia a dia.
Relacionar os meios de transportes utilizados para ir para a escola.
Comunidade de Aprendizagem
Dione Pezzini.
Articulação com o currículo
As vivências escolares nas suas diferentes intencionalidades caracterizam o currículo e, na Educação Infantil, o mesmo se efetiva quando respeita as especificidades da infância e quando reconhece a criança como um sujeito de direitos. Neste sentido, a articulação curricular no contexto do PROJETO O ÔNIBUS permitiu a interação, a brincadeira, o imaginário e, ainda, a aprendizagem acerca das perguntas: Quem dirige o ônibus? Quantas crianças podem ser transportadas? Como funciona o ônibus? O ônibus é seguro? Quem é dono do ônibus?\nCom o projeto foi trabalhada a dimensão lúdica que existe em sua essência, no seu trajeto cultural como uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente e faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, onde a professora observou o maior interesse das crianças após a realização da Expedição Investigativa, quando, por meio de uma roda de conversa ela percebeu que as crianças tinham se identificado mais como o ônibus.