Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O piquenique
Pergunta Exploratória

Vamos assistir o vídeo e observar o que chama nossa atenção?

Expedição Investigativa

O lúdico quando aplicado à prática pedagógica contribui para a aprendizagem da criança e possibilita que o professor seja mais dinâmico ao mesmo tempo em que a criança sinta prazer em participar das atividades propostas. Com essa percepção e, com o propósito de garantir os direitos das crianças a Expedição Investigativa foi realizada com o VÍDEO CACHINHOS DOURADOS.

Objetivos

Identificar os elementos da história.
Identificar os diferentes alimentos e personagens.
Demonstrar de diferentes formas interpretação do vídeo.

Comunidade de Aprendizagem

Dione Pezzini

Articulação com o currículo

A articulação curricular no Projeto Piquenique, reconheceu em primeiro, que são direitos da criança a linguagem e o conhecimento. Neste sentido, o projeto foi dinamizado através do Campo de Experiência TRAÇOS, SONS, CORES E IMAGENS e através do Campo de Experiência espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. As atividades utilizadas durante o projeto, foram escolhidas para darem conta das perguntas:Podemos fazer um piquenique? Como vamos organizar o piquenique? Onde será feito nosso passeio? O que precisamos levar para o piquenique? No piquenique tem frutas? Podemos levar um amigo no piquenique? Como é um piquenique de verdade?
Assim, o projeto foi desenvolvido de forma integrada e articulada a realidade cotidiana das crianças, de modo a garanti-las os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa, onde as crianças demonstraram o tema de interesse e, o mesmo foi coletivamente respeitado, aceito e desenvolvido.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
MAT II B

Número de alunos
14

Educadores
Clair Bona

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Kessy Haslinger

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Foi excelente trabalhar novamente com a metodologia do Programa A União Faz A Vida. É uma forma diferente de trabalhar os conteúdos do currículo e, de perceber que, as crianças aprendem de verdade e levam a aprendizagem para a vida toda.
Clair Bona | Professor(a)