O piquenique
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
O lúdico quando aplicado à prática pedagógica contribui para a aprendizagem da criança e possibilita que o professor seja mais dinâmico ao mesmo tempo em que a criança sinta prazer em participar das atividades propostas. Com essa percepção e, com o propósito de garantir os direitos das crianças a Expedição Investigativa foi realizada com o VÍDEO CACHINHOS DOURADOS.
Objetivos
Identificar os elementos da história.
Identificar os diferentes alimentos e personagens.
Demonstrar de diferentes formas interpretação do vídeo.
Comunidade de Aprendizagem
Dione Pezzini
Articulação com o currículo
A articulação curricular no Projeto Piquenique, reconheceu em primeiro, que são direitos da criança a linguagem e o conhecimento. Neste sentido, o projeto foi dinamizado através do Campo de Experiência TRAÇOS, SONS, CORES E IMAGENS e através do Campo de Experiência espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. As atividades utilizadas durante o projeto, foram escolhidas para darem conta das perguntas:Podemos fazer um piquenique? Como vamos organizar o piquenique? Onde será feito nosso passeio? O que precisamos levar para o piquenique? No piquenique tem frutas? Podemos levar um amigo no piquenique? Como é um piquenique de verdade?
Assim, o projeto foi desenvolvido de forma integrada e articulada a realidade cotidiana das crianças, de modo a garanti-las os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, onde as crianças demonstraram o tema de interesse e, o mesmo foi coletivamente respeitado, aceito e desenvolvido.