Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O PINTINHO “Tem bico, piu, piu, piu.”
Pedro Amorim Pieniak | aluno(a)
Durante o Projeto União faz a Vida da professora Camila sobre o Pintinho,percebemos que nossa filha Ana Júlia conseguiu desenvolver a capacidade de reconhecer personagens de histórias. Trouxe para casa várias novidades como um pintinho feito de prato de papel, cantou inumeras vezes a música do pintinho amarelinho, contou para todos que fez de fubá com a professora e amiguinhos na escola e trouxe para casa, toda empolgada, um pezinho de milho que plantou na escola.
Pedro e Elis | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos ouvir as cantigas?

Expedição Investigativa

As cantigas são elos que unem e reforçam todo o trabalho educativo que se desenvolve com a criança, pois elas despertam a criatividade, a fantasia, a musicalidade, a temporalidade e tem função lúdica. Reconhecendo as cantigas como territórios ampliados, a Expedição Investigativa foi realizada com as crianças através de uma coletânea de cantigas infantis.

Objetivos

Conhecer diferentes cantigas infantis.
Apreciar cantigas infantis.
Identificar as marcas de cada cantiga.
Cantar as cantigas e representá-las através de variados movimentos.

Comunidade de Aprendizagem

Dione Schneider Pezzini

Articulação com o currículo

A articulação curricular partiu primeiro do reconhecimento de que antes do nascimento, as crianças já possuem o envolvimento com o universo sonoro, pois na fase intra-uterina os bebês já convivem com um ambiente de sons provocados pelo corpo da mãe, como o sangue que flui nas veias, a respiração e aos movimentos dos intestinos. Entendendo que a linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do autoconhecimento além de poderoso meio de integração social o projeto foi articulado pelo Campo de Experiência TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS. Após a escolha do tema, o campo mencionado precisou dialogar com o Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES, pois o interesse das crianças voltou-se para a construção de saberes sobre O PINTINHO. Assim, com uma gama de possibilidades estratégicas, o projeto foi dinamizado.


Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
MAT II I

Número de alunos
13

Educadores
Camila Koller

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Kessy Haslinger

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
O envolvimento nas atividades lúdicas fazem toda a diferença no processo educativo. Reconhecer no pintinho sua cor, que mora no sítio, que é coberto de penas, pia e come milho, além de explorar texturas e sensações, são a base para aprendizagens futuras.
Camila Koller | Professor(a)