Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando com bonecos Tem que ser amiguinho e não pode morder.
Allan Jackson | aluno(a)
Esta mais tranqüilo com relação as mordidas. E notável as mudanças quando ele brinca com as crianças. Está mais calmo.
Leide | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos brincar com os bonecos ?

Expedição Investigativa

As interações e brincadeiras são aspectos fundantes no trabalho com as crianças na Educação Infantil e devem se constituir nos eixos do trabalho pedagógico e, por isso, se constituiu como Expedição Investigativa a BRINCADEIRA COM BONECOS. Na expedição as crianças brincaram, interagiram e vivenciaram experiências prazerosas e dinamizadoras, onde o reconhecimento de si e do outro também foram desenvolvidos.

Objetivos

Reconhecer a si e o outro.
Cuidar do próprio corpo.
Desenvolver hábitos de higiene e cuidado com o próprio corpo.
Conviver com os colegas.

Comunidade de Aprendizagem

Dione Schneider Pezzini

Articulação com o currículo

A articulação curricular ocorreu de forma dinâmica e interativa, onde as crianças tiveram oportunidade de estabelecer contato com seus pares. O processo de construção do projeto considerou como base o Campo de Experiência O EU, O OUTRO E O NÓS que dialogou com o Campo de Experiência CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS. Durante o projeto as crianças se interessaram por saber como é a mamãe dos bonecos e, se os pais poderiam ir para a escola para brincarem com eles e com os bonecos. Várias questões foram estruturadas no projeto, permitindo na construção das estratégias a convivência e a exploração de diferentes materiais e objetos que possuíam diversificadas propriedades e características físicas, possibilitando a identificação, a nomeação, a descrição e a explicação dos fenômenos observados. A articulação curricular favoreceu a realização de brincadeiras com indumentárias, acessórios, objetos cotidianos associados a diferentes papéis e cenas sociais.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O Processo Assemblear se deu de forma democrática, onde as crianças revelaram mediante ativa participação o interesse pelo tema desenvolvido no projeto.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
MAT II F

Número de alunos
14

Educadores
Alexandra Regina Ferreira de Lira

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Kessy Haslinger e Dione Schneider Pezzini

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Trabalhamos esse tema com a finalidade de mostrar a importância do carinho na vida das crianças e que qualquer tipo de emoção negativa entristece a criança.
Alexandra Regina Ferreira de Lira | Professor(a)