Brincando com bonecos
“ Tem que ser amiguinho e não pode morder.
Allan Jackson | aluno(a)
“ Esta mais tranqüilo com relação as mordidas. E notável as mudanças quando ele brinca com as crianças. Está mais calmo.
Leide | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos brincar com os bonecos ?
Expedição Investigativa
As interações e brincadeiras são aspectos fundantes no trabalho com as crianças na Educação Infantil e devem se constituir nos eixos do trabalho pedagógico e, por isso, se constituiu como Expedição Investigativa a BRINCADEIRA COM BONECOS. Na expedição as crianças brincaram, interagiram e vivenciaram experiências prazerosas e dinamizadoras, onde o reconhecimento de si e do outro também foram desenvolvidos.
Objetivos
Reconhecer a si e o outro.
Cuidar do próprio corpo.
Desenvolver hábitos de higiene e cuidado com o próprio corpo.
Conviver com os colegas.
Comunidade de Aprendizagem
Dione Schneider Pezzini
Articulação com o currículo
A articulação curricular ocorreu de forma dinâmica e interativa, onde as crianças tiveram oportunidade de estabelecer contato com seus pares. O processo de construção do projeto considerou como base o Campo de Experiência O EU, O OUTRO E O NÓS que dialogou com o Campo de Experiência CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS. Durante o projeto as crianças se interessaram por saber como é a mamãe dos bonecos e, se os pais poderiam ir para a escola para brincarem com eles e com os bonecos. Várias questões foram estruturadas no projeto, permitindo na construção das estratégias a convivência e a exploração de diferentes materiais e objetos que possuíam diversificadas propriedades e características físicas, possibilitando a identificação, a nomeação, a descrição e a explicação dos fenômenos observados. A articulação curricular favoreceu a realização de brincadeiras com indumentárias, acessórios, objetos cotidianos associados a diferentes papéis e cenas sociais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Processo Assemblear se deu de forma democrática, onde as crianças revelaram mediante ativa participação o interesse pelo tema desenvolvido no projeto.