As frutas
“ A banana é gostosa e é amarela.
Bernardo Maggioni | aluno(a)
“ O projeto é essencial, pois as frutas são ricas em vitaminas, protegem contra doenças, previne a obesidade infantil. Permitindo assim que se desenvolvam saudáveis. Inserindo a alimentação saudável desde cedo, a criança desenvolve mais imunidades no organismo.
Ana Claudia Martins | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
Na Educação Infantil as práticas pedagógicas precisam permitir que a autonomia, a participação e o desenvolvimento das crianças sejam os aspectos centrais. Neste sentido, a Expedição Investigativa foi dinamizada com um VÍDEO sobre AS FRUTAS, onde as crianças tiveram oportunidade de visualizar, reconhecer, conhecer a diversidade de frutas.
Objetivos
Conhecer as frutas.
Identificar as características das frutas.
Melhorar os hábitos alimentares.
Incluir as frutas na alimentação diária.
Comunidade de Aprendizagem
Dione Schneider Pezzini
Articulação com o currículo
A articulação curricular considerou os elementos e fenômenos físicos, químicos e biológicos, bem como à relação da criança com o meio ambiente, enquanto ser da natureza e à sustentabilidade da vida no planeta e, nesse sentido, a dinamização do projeto deu-se no Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.\nEsse campo dialogou com os demais campos e suscitou o encantamento e a efetiva participação das crianças na construção de saberes que respondem as questões evidenciadas pelos pequenos. Assim, o projeto foi estruturado a partir das perguntas: Podemos fazer a descoberta de sabores através da degustação?Podemos comer todas as frutas? Quais são as nossas frutas preferidas? Quais frutas temos em casa? Com a participação da Comunidade de Aprendizagem as mesmas foram respondidas e, as crianças aprenderam muito sobre o tema por elas escolhido.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e democrática, a partir da demonstração das crianças sobre o tema de interesse.