Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As frutas A banana é gostosa e é amarela.
Bernardo Maggioni | aluno(a)
O projeto é essencial, pois as frutas são ricas em vitaminas, protegem contra doenças, previne a obesidade infantil. Permitindo assim que se desenvolvam saudáveis. Inserindo a alimentação saudável desde cedo, a criança desenvolve mais imunidades no organismo.
Ana Claudia Martins | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

Na Educação Infantil as práticas pedagógicas precisam permitir que a autonomia, a participação e o desenvolvimento das crianças sejam os aspectos centrais. Neste sentido, a Expedição Investigativa foi dinamizada com um VÍDEO sobre AS FRUTAS, onde as crianças tiveram oportunidade de visualizar, reconhecer, conhecer a diversidade de frutas.

Objetivos

Conhecer as frutas.
Identificar as características das frutas.
Melhorar os hábitos alimentares.
Incluir as frutas na alimentação diária.

Comunidade de Aprendizagem

Dione Schneider Pezzini

Articulação com o currículo

A articulação curricular considerou os elementos e fenômenos físicos, químicos e biológicos, bem como à relação da criança com o meio ambiente, enquanto ser da natureza e à sustentabilidade da vida no planeta e, nesse sentido, a dinamização do projeto deu-se no Campo de Experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.\nEsse campo dialogou com os demais campos e suscitou o encantamento e a efetiva participação das crianças na construção de saberes que respondem as questões evidenciadas pelos pequenos. Assim, o projeto foi estruturado a partir das perguntas: Podemos fazer a descoberta de sabores através da degustação?Podemos comer todas as frutas? Quais são as nossas frutas preferidas? Quais frutas temos em casa? Com a participação da Comunidade de Aprendizagem as mesmas foram respondidas e, as crianças aprenderam muito sobre o tema por elas escolhido.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e democrática, a partir da demonstração das crianças sobre o tema de interesse.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Crescer e Aprender

Diretor
Kessy Madira Haslinger

Turma
MAT I F

Número de alunos
10

Educadores
Adriana Luiza Wochner

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
É enriquecedor trabalhar os projetos com os alunos, observamos neles o interesse, a empolgação, a curiosidade e entusiasmo. Consegui apresentar algumas frutas que não fazem parte do hábito alimentar diário dos mesmos, obtendo bons resultados.
Adriana Luiza Wochner | Professor(a)