Dinossauros
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada no contexto da Literatura Infantil, a partir da HISTÓRIA SOBRE ANIMAIS. Contar histórias é um momento extremamente rico porque permite a realização de brincadeiras, suscita o imaginário, responde a curiosidade infantil, e isso foi observado na expedição, onde as crianças demonstraram interesse pelos dinossauros e, dentre os animais reconhecidos, o que mais chamou atenção foram os animais grandes que não faziam parte do cotidiano de vida das crianças.
Objetivos
Reconhecer os diferentes tipos de animais e suas características.\nIdentificar o habitat dos animais.\nConhecer as formas de vida dos animais.
Comunidade de Aprendizagem
Valeria Fermo da Silva.\nMaura Silva de Oliveira.\nEdemilso de Oliveira.
Articulação com o currículo
O currículo foi dinamizado pela área de Linguagem que, após a escolha do tema, para dar conta das especificidades levantadas pelas crianças, necessitou dialogar com a área de Ciências da Natureza. Assim, os direitos relacionados a aprendizagem das formas de vida dos dinossauros e as questões elencadas pelas crianças deram vida para a pesquisa e para a construção de aprendizagens significativas. As crianças formularam as perguntas: Onde vivem os dinossauros? Por que não tem dinossauros na terra? Como seria se tivessem dinossauros em nossa cidade? O que os dinossauros comiam? Quantos anos eles viviam? \nE com as perguntas socializadas o currículo fez o movimento dinâmico, permitindo o protagonismos das crianças, a criatividade e a busca pelos conhecimentos evidenciados nas curiosidades.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através de uma votação o processo assemblear foi realizado. Todas as crianças se empenharam e se sentiram valorizadas e animadas, pois perceberam que o tema seria da responsabilidade de todos.