A SEMENTINHA
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história da sementinha e observar o que mais chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi muito interessante e permitiu que as crianças através da Literatura Infantil, desenvolvessem seu imaginário, sua escuta e atenção para com o enredo temático.
Objetivos
Conhecer as características do ambiente.\\nDespertar o gosto pela escuta e contação de histórias.\\nDesenvolver a oralidade, a interpretação, a imaginação e o registro sob diferentes formas.
Comunidade de Aprendizagem
Valeria Fermo da Silva.\\nEdemilso de Oliveira.\\nMaura Silva de Oliveira.
Articulação com o currículo
Com o compromisso de possibilitar vivências éticas e estéticas entre as crianças e alargar seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade o projeto A SEMENTINHA foi desenvolvido. De forma articulada as áreas de linguagem e Ciências da Natureza se aproximaram para dar conta das especificidades questionadas pelas crianças através das perguntas: Quais os tipos de sementes? Por que as sementes tem cores diferentes? Quanto tempo uma semente leva para nascer? Do que a semente se alimenta? Podemos ter diferentes sementes na escola? Podemos comer sementes? O que tem dentro das sementes? Para responder essas perguntas e o currículo se estabelecer como um conjunto dinâmico e prazerosos de experiências, a Comunidade de Aprendizagem interagiu e, diversas atividades foram realizadas, permitindo a autonomia, a autoria e a criatividade das crianças e, com isso a construção de aprendizagens significativas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu através de uma roda de conversa onde, a partir de questões a professora reconheceu que o que as crianças queriam mesmo saber era sobre A SEMENTINHA.