A pulga
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história da pulga Filomena?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da HISTÓRIA DA PULGA FILOMENA, onde as crianças se divertiram muito com os personagens da história e aprenderam as lições por eles ensinadas.
Objetivos
Reconhecer os elementos vivos da natureza.\\nIdentificar os animais e suas características.\\nRelacionar as formas de vida dos animais as nossas formas de vida.
Comunidade de Aprendizagem
Valeria Fermo da Silva\\nMaura de Oliveira\\nEdemilso de Oliveira
Articulação com o currículo
A articulação curricular foi possível com o envolvimento da área de Linguagem, que estabeleceu um contato com a área de Ciências da Natureza, a partir do interesse que as crianças evidenciaram ao escolherem o tema do projeto. Assim, as práticas desenvolvidas incentivaram a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza. Com o projeto, as crianças questionaram sobre: Onde a pulga mora? A pulga tem família? Ela tem pai? O que ela come? De onde ela nasce? Ela nasce do ovo? Quantos filhos ela tem? Para dinamizar as perguntas e estimular as crianças a professora utilizou a parceria com a Comunidade de Aprendizagem que, orientou as atividades para a promoção da cidadania, com vistas ao desenvolvimento das crianças como sujeitos e cidadãos ativos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa. As crianças elegeram coletivamente o tema e se dedicaram muito por revelar o que sabiam e o que queriam aprender sobre a pulga.