A borboleta
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu de forma linda. As crianças foram estimuladas a explorarem a Historia MACACO DANADO e, com a mesma desenvolveram várias atividades de cunho pedagógico, de modo criativo, inventivo e lúdico.
Objetivos
Reconhecer a aproximação das situações da história com as atitudes cotidianas.\\nPerceber as próprias atitudes.\\nIdentificar os elementos que integram a história.\\nDiferenciar elementos vivos e não vivos na história.\\nRepresentar de diferentes formas a história.
Comunidade de Aprendizagem
Valeria Fermo da Silva.\\nMaura de Oliveira.\\nEdemilso de Oliveira.
Articulação com o currículo
A articulação curricular partiu do Campo de Experiência Traços, Cores, Sons e Formas e, estabeleceu uma aproximação com todos os demais campos, principalmente porque o tema possibilitou uma abertura para a dinamização de práticas investigativas. O projeto incentivou a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza e com eles as crianças aprenderam sobre as questões que tinham demonstrado interesse,sendo:O que as borboletas comem?\\ Por que são tão coloridas?\\ Elas dormem?\\ Por que elas soltam pó?\\ Por que ela virá borboleta?\\ Com o projeto diferentes linguagens foram desenvolvidas, com destaque nas: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear aconteceu de forma muito interativa, a partir da realização de atividades de exploração da Expedição Investigativa, onde cada criança indicou um tema para o projeto e, posteriormente realizaram uma votação.