O cofrinho de ouro
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história da menina, do cofrinho e da vovó e ver o que ela nos ensina?
Expedição Investigativa
Através da linda História A MENINA, O COFRINHO E A VOVÓ as crianças realizaram a Expedição Investigativa e reconheceram diferentes elementos que também dizem respeito as suas experiências cotidianas.
Objetivos
Incentivar a cultura da escrita.\\nDesenvolver o gosto e a apreciação pela leitura.\\nProduzir textos com autonomia.\\nIdentificar os gêneros textuais.\\nCriar textos em diferentes situações.
Comunidade de Aprendizagem
Simoni Pereira Borges\\nJussara Cristina Mayer Ceron
Articulação com o currículo
A articulação curricular possibilitou às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos. A disciplina que articulou o currículo foi a de Língua Portuguesa e, com ela o diálogo suscitou descobertas e mudanças de atitudes nas crianças, pois o tema escolhido por eles transitou na área pessoal e, garantiu hábitos de leitura e de produção de textos, além do encantamento pelo imaginário das histórias.Com o projeto as crianças ampliaram a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas e o currículo enquanto conjunto de vivências se tornou mais dinâmico. Com o projeto, as dificuldades foram sanadas e a aprendizagem das correspondências grafofônicas foram consolidadas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear foi muito interessante e ocorreu de forma democrática, onde todas as crianças votaram no tema de interesse.