O porquinho
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama nossa atenção no painel?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa explorou o campo imagético, onde as crianças tiveram oportunidade de visualizar um painel ilustrativo da história da Galinha Ruiva e de interagirem com as marcas evidenciadas no painel.
Objetivos
Reconhecer diferentes elementos que integram um mesmo cenário.\\Perceber a relação entre os elementos representados em um cenário.\\Identificar as cores e formas.\\Relacionar os elementos do painel com os reconhecidos na vida cotidiana.
Comunidade de Aprendizagem
Andreia Ferreira do Prado\nSimoni Pereira Borges\nJussara Cristina Mayer Ceron
Articulação com o currículo
O Projeto foi desenvolvido a partir da compreensão curricular de que a instituição infantil é o espaço social que recebe crianças com diferentes histórias de vida e com elas as suas singularidades. Assim, o trabalho focou no atendimento primeiro do que as crianças sabiam sobre o tema que elas escolheram e depois, nos aspectos e questões de interesse das mesmas. Com isso, o projeto garantiu aprendizagens significativas sobre: Onde mora o porquinho? Como ele nasce? O que ele come? Do que eles tem medo? \\Com o projeto, percebeu-se o fortalecimento da autoestima, o interesse e a curiosidade pelo conhecimento do mundo, a familiaridade com diferentes linguagens, e a aceitação e acolhimento das características e aspectos que ilustram o tema. Com o projeto as crianças foram imersas em diferentes linguagens e neste sentido o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão com: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após Expedição investigativa, várias atividades exploratórias foram relaizadas e, o que mais chamou atenção das crianças foram os animais ilustrados no painel. Assim, uma roda de conversa seguida do registro de interesse das crianças foi realizada e, o tema do projeto foi coletivamente escolhido.