Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O porquinho
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama nossa atenção no painel?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa explorou o campo imagético, onde as crianças tiveram oportunidade de visualizar um painel ilustrativo da história da Galinha Ruiva e de interagirem com as marcas evidenciadas no painel.

Objetivos

Reconhecer diferentes elementos que integram um mesmo cenário.\\Perceber a relação entre os elementos representados em um cenário.\\Identificar as cores e formas.\\Relacionar os elementos do painel com os reconhecidos na vida cotidiana.

Comunidade de Aprendizagem

Andreia Ferreira do Prado\nSimoni Pereira Borges\nJussara Cristina Mayer Ceron

Articulação com o currículo

O Projeto foi desenvolvido a partir da compreensão curricular de que a instituição infantil é o espaço social que recebe crianças com diferentes histórias de vida e com elas as suas singularidades. Assim, o trabalho focou no atendimento primeiro do que as crianças sabiam sobre o tema que elas escolheram e depois, nos aspectos e questões de interesse das mesmas. Com isso, o projeto garantiu aprendizagens significativas sobre: Onde mora o porquinho? Como ele nasce? O que ele come? Do que eles tem medo? \\Com o projeto, percebeu-se o fortalecimento da autoestima, o interesse e a curiosidade pelo conhecimento do mundo, a familiaridade com diferentes linguagens, e a aceitação e acolhimento das características e aspectos que ilustram o tema. Com o projeto as crianças foram imersas em diferentes linguagens e neste sentido o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão com: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após Expedição investigativa, várias atividades exploratórias foram relaizadas e, o que mais chamou atenção das crianças foram os animais ilustrados no painel. Assim, uma roda de conversa seguida do registro de interesse das crianças foi realizada e, o tema do projeto foi coletivamente escolhido.

Ficha Técnica
Escola
Centro Educacional Cora Coralina

Turma
Mat II C

Número de alunos
8

Educadores
Sonia Fatima Degaraes

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Simoni Pereira Borges\\nJussara Cristina Mayer Ceron

Gostei muito de perceber o envolvimento e a aprendizagem das crianças. Todas elas interagiram e a metodologia garantiu aprendizagem significativa e vivências democráticas o tempo todo.