Brinquedos
Pergunta Exploratória
Vamos ver o que tem na caixa?
Expedição Investigativa
Estimuladas pela alegria contagiante da Professora Marlete, as crianças do Maternal I C, foram convidadas a observar os objetos que estavam na caixa. Com alegria e, muita curiosidade as crianças exploraram todos os objetos da caixa e, brincaram muito uns com os outros.
Objetivos
Conhecer os brinquedos preferidos da turma.\\\\nIncentivar as brincadeiras.\\\\nConstruir brinquedos coletivamente.\\\\nPartilhar os brinquedos.
Comunidade de Aprendizagem
Simoni Pereira Borges\\\\nJussara Cristina Mayer Ceron
Articulação com o currículo
A articulação dos Campos de Experiências que estruturam o currículo do Centro Educacional Cora Coralina garantiu às crianças seu direito de viverem a infância e se desenvolverem. Concebendo essa premissa enquanto movimento curricular, o trabalho pedagógico, desenvolvido com o PROJETO BRINQUEDOS, respeitou as crianças como sujeitos ativos, organizando situações agradáveis, estimulantes. O projeto ampliou as possibilidades infantis de cuidarem-se de si e de seus pares, de se expressarem, comunicarem, criarem, de organizarem pensamentos e ideias, e assim, conviverem. As diversas ações mobilizadas com as crianças incentivaram o brincar e o construir em grupos, a ter iniciativa diante dos desafios e dos próprios conflitos oriundos da fase e das relações que se fazem nessa etapa de vida. Outro destaque no projeto e, elemento do currículo, foi o ambiente rico de experiências que permitiu a exploração ativa e compartilhada das crianças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, a partir das atividades de exploração da expedição investigativa, onde as crianças tiveram oportunidade de brincar, interagir e partilhar os objetos e, assim revelar interesse pelos brinquedos enquanto tema do projeto.