Carrinhos
Pergunta Exploratória
Vamos ver o que as crianças mais gostam no ambiente temático?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças e de suas relações de contato com um ambiente temático. A escolha da expedição ocorreu a partir dos elementos que integram o currículo e, das peculiaridades que caracterizavam a turma do Berçário II A. Assim, a apresentação do espaço temático para as crianças garantiu o desenvolvimento dos pequenos, assegurando-lhes a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.
Objetivos
Reconhecer diferentes elementos que integram os espaços explorados.\\nInteragir entre os pares.\\nExplorar os objetos, demonstrando aproximação ou não pelos mesmos.\\nConhecer as características de diferentes objetos.
Comunidade de Aprendizagem
Simoni Pereira Borges.\\nJussara Cristina Mayer Ceron.\\nAndreia Ferreira do Prado.
Articulação com o currículo
As experiências vividas na escola devem permitir que as crianças percebam o que ocorre à sua volta e consigo mesmas enquanto desenvolvem formas de sentir, pensar e construir sentidos e saberes. Com essa concepção e, reconhecendo a necessidade de estimular as interações e brincadeiras, o currículo foi articulado e, promovido, oportunizando às crianças a construção de relações aprendentes e a cultura de pares. Com esse entendimento, o projeto foi realizado, permitindo as diferentes expressões das crianças através de seus modos singulares de sentir e pensar o mundo que as cerca. Assim, desde a Expedição Investigativa e sua relação com as demais etapas, as crianças brincaram, jogaram, imaginaram, representaram, construíram e reconstruíram suas próprias hipóteses numa lógica que lhes é peculiar. Elas interagiram com a realidade e suas contradições por meio das brincadeiras e de situações simbólicas. Utilizam as mais diversas linguagens para expressarem seus pensamentos e sentimentos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu através da percepção das demonstrações reveladas pelas crianças ao brincarem e interagirem no ambiente temático oferecido. De forma lúdica e interativa, a maioria das crianças se interessaram pelo carrinho que estava no ambiente e, para democratizar o processo a professora listou todos os interesses reconhecidos nas expressividades das crianças, permitindo assim, que o tema surgisse do e no coletivo.