O sapo
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que tem no tapete literário?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa com a turma do Mat II A aconteceu de forma interativa e animada, onde as crianças tiveram oportunidade de explorar um tapete literário, envolvendo-se com diferentes linguagens e desenvolvendo o lúdico e as brincadeiras como manifestação de suas culturas infantis.
Objetivos
Despertar o gosto pela literatura infantil.\\nConhecer as marcas ilustrativas nas diferentes histórias.\\nReconhecer elementos que caracterizam as histórias infantis.\\nDesenvolver o imaginário social e vivencial através do contato com diferentes histórias.
Comunidade de Aprendizagem
Simoni Pereira Borges\\nJussara Cristina Mayer Cerob\\nAndreia Ferreira do Prado
Articulação com o currículo
A articulação curricular ofereceu condições para as crianças se apropriarem de determinadas aprendizagens e assim agirem, sentirem e pensarem como ações marcantes dos seus momentos históricos. Através do projeto o currículo foi articulado e dinamizado, permitindo o transcender da prática pedagógica e a sensibilidade para com uma aproximação real da criança, compreendendo-a como sujeito que pontos de vista. Assim, o mundo da imaginação e da criatividade permitiram a descoberta de saberes e a socialização de interesses, onde as crianças, por meio de perguntas, demonstraram que queriam saber se: Existem sapos de outras cores?\\nO sapo mora só na lagoa?\\nOnde o sapo nasce?\\nO sapo tem nariz?\\nAssim, as experiências vividas na construção do projeto possibilitaram o encontro de explicações pela criança do mundo vivido, sentido e desejado.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear foi democrático e muito interessante. Cada criança escolheu o que mais tinha chamado a atenção e, de forma incrível, a maioria demonstrou maior interesse pelo sapo.