A lagartixa
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao observarem os objetos na caixa?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das crianças quando lhes foi proporcionada a exploração de uma caixa com diferentes objetos. A atividade foi desenvolvida de forma muito atenciosa, acolhendo com sensibilidade as expressões de cada criança de modo a respeitar cada uma em suas escolhas e, reconhece-las como sujeitos sociais e como autoras de suas histórias.
Objetivos
Perceber diferentes expressões diante do contato com objetos variados.\\\\nFortalecer a convivência.\\\\nExplorar espaços e objetos.\\\\nIdentificar objetos sonoros de não sonoros.
Comunidade de Aprendizagem
Simoni Pereira Borges\\\\nJussara Cristina Mayer Ceron\\\\nAndreia Ferreira do Prado
Articulação com o currículo
A articulação curricular ocorreu de forma muito interessante e dinâmica, considerando primeiro a CRIANÇA como centro do planejamento e como sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas vivencia experiências, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia,deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói percepções e sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Com esse entendimento, o projeto articulou os diferentes campos de experiências aos saberes das crianças, de suas famílias, dos profissionais e de suas comunidades de pertencimento, vitalizando os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear foi muito interessante e participativo e deu-se a partir do registro que a professora construiu das expressões de interesse demonstradas por cada criança ao manusear os objetos da caixa. Dentre todos os objetos a lagartixa destacou-se e, por isso foi reconhecida como tema do projeto.