Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Peixes
Pergunta Exploratória

Vamos fazer um passeio no bosque e ver tudo o que tem lá?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada no Bosque de Campo Verde, e se constituiu para a turma da Professora Any Carolina em uma atividade muito interessante, atrativa e alegre. A professora inicialmente convidou as crianças para observarem tudo o que tinha no bosque e, com o olhar atento e curioso, as crianças exploraram todas as possibilidades, identificando diferentes elementos e percebendo a riqueza e a beleza do local.

Objetivos

Observar os elementos que integram o espaço visitado.\\\\Identificar elementos que fazem parte da realidade cotidiana.\\\\Perceber aspectos que caracterizam o ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Simoni Pereira\\\\nJussara Ceron\\\\nAndreia Ferreira do Prado

Articulação com o currículo

A articulação curricular considerou que as crianças têm muitas coisas para dizerem e que de diferentes formas elas opinam criticamente acerca da realidade em que se situam e, tal opinião precisa ser respeitada e considerada nas decisões cotidianas do trabalho pedagógico. Assim,o projeto foi realizado de forma dinâmica, permitindo a efetiva participação e protagonismo das crianças e, os direitos de aprendizagens relacionados ao tema por elas escolhido foram garantidos. Neste sentido o desenvolvimento das etapas ocorreu através do campo de experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES, que por excelência se caracterizou em uma organização interdisciplinar que ofereceu às crianças oportunidades de atribuírem significados aos saberes que já possuíam e aos que são no coletivo da turma foram construídos, socializados e articulados.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma linda. As crianças, após a realização da Expedição Investigativa, retrataram através da escrita (desenho), da oralidade e dos gestos suas percepções e, através de uma roda de conversa, foram estimuladas a identificação dos elementos que mais chamou a atenção da turma. Com um olhar atencioso para as diferentes expressões e, já reconhecendo a alegria e o interesse dos pequenos pelos peixes, a professora construiu uma lista com indicação do tema.

Ficha Técnica
Escola
Centro Educacional Cora Coralina

Turma
Mat I B

Número de alunos
11

Educadores
Any Carolina Pereira Carvalho

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Andreia Ferreira do Prado\\\\nSimoni Pereira\\\\nJussara Cristina Mayer Ceron

Trabalhar com o projeto utilizando a metodologia do Programa a União Faz a Vida foi excelente, porque, observamos que as crianças possuem muitos saberes e, que elas se posicionam diante das várias situações que oferecemos. A metodologia foi desenvolvida com os pequenos de forma muito agradável e dinâmica, permitindo protagonismo, aprendizagem e alegria.