Peixes
Pergunta Exploratória
Vamos fazer um passeio no bosque e ver tudo o que tem lá?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada no Bosque de Campo Verde, e se constituiu para a turma da Professora Any Carolina em uma atividade muito interessante, atrativa e alegre. A professora inicialmente convidou as crianças para observarem tudo o que tinha no bosque e, com o olhar atento e curioso, as crianças exploraram todas as possibilidades, identificando diferentes elementos e percebendo a riqueza e a beleza do local.
Objetivos
Observar os elementos que integram o espaço visitado.\\\\Identificar elementos que fazem parte da realidade cotidiana.\\\\Perceber aspectos que caracterizam o ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Simoni Pereira\\\\nJussara Ceron\\\\nAndreia Ferreira do Prado
Articulação com o currículo
A articulação curricular considerou que as crianças têm muitas coisas para dizerem e que de diferentes formas elas opinam criticamente acerca da realidade em que se situam e, tal opinião precisa ser respeitada e considerada nas decisões cotidianas do trabalho pedagógico. Assim,o projeto foi realizado de forma dinâmica, permitindo a efetiva participação e protagonismo das crianças e, os direitos de aprendizagens relacionados ao tema por elas escolhido foram garantidos. Neste sentido o desenvolvimento das etapas ocorreu através do campo de experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES, que por excelência se caracterizou em uma organização interdisciplinar que ofereceu às crianças oportunidades de atribuírem significados aos saberes que já possuíam e aos que são no coletivo da turma foram construídos, socializados e articulados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma linda. As crianças, após a realização da Expedição Investigativa, retrataram através da escrita (desenho), da oralidade e dos gestos suas percepções e, através de uma roda de conversa, foram estimuladas a identificação dos elementos que mais chamou a atenção da turma. Com um olhar atencioso para as diferentes expressões e, já reconhecendo a alegria e o interesse dos pequenos pelos peixes, a professora construiu uma lista com indicação do tema.