Ambiente escolar e suas potencialidades
Expedição Investigativa
Durante a visita os alunos registraram tudo o que observaram na paisagem e chegaram a concluir que: Obviamente, esta temática deve ser permanentemente trabalhada em todos os espaços, dentro e fora da escola. Porém, decidimos que este ano iniciaríamos com o Projeto Meio Ambiente para poder aprofundar conceitos e expressões que têm se feito presentes na vida dos alunos através da televisão, jornais, filmes, conversas em família e outros espaços por onde circulam.
Objetivos
Fazer com que os alunos e os professores se apropriem e se aprofundem dos diversos conceitos, fatos, notícias, tecnologias etc., relacionados ao Meio Ambiente, para poderem ser mais eficazes em suas ações de transformação da realidade e aguçar o senso crítico e a capacidade de ação de todos os envolvidos.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem compõe-se de alunos, professores, Direção, Coordenação, pais e membros da comunidade escolar,que participam, efetivamente, dos eventos e atividades promovidas na e pela escola.
Articulação com o currículo
• Leitura e interpretação de charges sobre o Meio Ambiente, criticando a relação Lucro X Natureza;
• Produção de charges dos alunos que tratem sobre o tema;
• Pesquisa sobre a produção excessiva de Garrafas Pet e as conseqüências disso para o Meio Ambiente.
• Pesquisa sobre os danos à saúde causados pelos Refrigerantes.
• Leitura e interpretação de rótulos de Refrigerante.
• Produção textual: rótulos de bebidas naturais e outdoors de propaganda dessas bebidas;
• Visita a um Galpão de Reciclagem para conhecer a realidade dos catadores e recicladores e entender o processo de reaproveitamento do lixo seco;
• Produção de relato sobre a visita;
• Apresentação de um teatro todas as turmas envolvidas “A Missão de Alice” .
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O conselho de grupo é composto pelos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, da professora regente e demais professores apoiadores da aprendizagem deste projeto. Após a ação investigativa, alunos e professora reuniram-se em sala de aula para descrever os dados coletados, sendo assim o problema encontrado foi o lixo que causa impacto ambiental sobre a paisagem natural. Partindo desse problema ambiental, surgiu o tema proposto nesse projeto: “Ambiente Escolar e suas potencialidades”.