Brinquedolândia
Expedição Investigativa
No dia 09 de março de 2015, reuniram-se no saguão da escola professoras, funcionárias e alunos para realizar a Expedição Investigativa a fim de coletar dados e informações para a elaboração do projeto anual. Após realizarmos uma caminhada no entorno da escola e lançarmos o questionamento (O que podemos fazer com o nosso lixo?), percebemos que os alunos do jardim I questionaram sobre uma sala que estava vazia.
Objetivos
Criar um ambiente personalizado para os alunos, onde possam fazer o uso da linguagem oral para conversar, brincar, confeccionar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar vontades, necessidades e sentimentos nas diversas situações do seu dia a dia.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem compõe-se de alunos, professores, pais e membros da comunidade que participam, efetivamente, dos eventos e atividades promovidas na e pela escola.
Articulação com o currículo
Desenvolver orientação temporal (início, meio e fim);
Espacial (dentro, fora,em cima, em baixo)etc;
Noção das letras A e E;
Noção de números 1 e 2;
Cores;
Tamanho de objetos
(pequeno,médio,grande,menor, maior, grosso, fino) ;
Formas(circulo,quadrado, triângulo, retângulo);
Massa(leve, pesado);
Noção das letrasIeO;
Noção dos números 3 e 4;
Discriminação; Comparação; Conjuntos; Família;
Meios de comunicação; Sentidos;
Artes(desenho, pintura, sucata)
Noção da letra U;
Noção do número 5.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Conselho de grupo é composto pelos alunos do jardim I e da professora envolvida que, após a Expedição Investigativa, reuniu-se com a turma e conversou sobre os dados coletados durante a pesquisa de campo. Logo, as ideias conclusivas dos pequenos investigadores culminaram no seguinte tema: “Brinquedolândia!”.