Pequenos bichos, grandes amigos...
Expedição Investigativa
Num determinado dia, durante a aula, apareceu um tipo de mosquito na sala de aula e as crianças ficaram muito curiosas para saber qual era o inseto. Observamos e não conseguimos identificá-lo.
As crianças, a partir disso, começaram a demostrar interesse em conhecer outros insetos. Decidimos, então, investigar e conhecer melhor a vida destes insetos.
Objetivos
Identificar e conhecer os insetos mais comuns em nosso ambiente, o modo de vida e suas características, como também entender sua função para o equilíbrio do sistema ambiental, o qual nos garantirá uma convivência harmônica.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem compõe-se de alunos, professores, pais e membros da comunidade que participam, efetivamente, dos eventos e atividades promovidas na e pela escola.
Articulação com o currículo
Construção textual; gráficos; arborização do meio ambiente atualmente; conceitos, estrutura corporal e ciclo reprodutivo dos insetos.
Textos, desenhos, acrósticos, pesquisas, cruzadinhas. Panfletos informativos
Paisagem natural e artificial, ou seja, representação de um ecossistema.
Aquecimento, coordenação motora, repertório de sons corporais, montagem e ritmos, jogos e improvisações.
Leitura de várias fábulas de autores variados, análise destas fábulas, produção textual de refacção textual.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Conselho de grupo é composto pelos alunos do 5° e 6° anos e dos professores envolvidos que, após a Expedição Investigativa, reuniram-se e conversaram sobre os dados coletados durante a pesquisa de campo. Logo, as ideias conclusivas dos pequenos investigadores culminaram no seguinte tema: “Pequenos bichos, grandes amigos!”.