O nascimento da borboletinha
Expedição Investigativa
No dia 16 de março de 2015, foi feita a expedição investigativa com os alunos sobre o conhecimento que eles tinham a respeito da metamorfose das borboletas.
Primeiramente realizamos um passeio no campo da Afusul para ver se achávamos vestígios de ovos ou lagartas, mas não encontramos. Fomos achar na horta da escola, nas folhas de couve.
As crianças ficaram muito felizes que encontramos os ovos e também as lagartas.
Objetivos
Desenvolver o espirito de cooperação, aguçando a curiosidade, tornando as crianças pesquisadoras, criativas e preocupadas em preservar o Meio Ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem compõe-se de alunos, professores, pais e membros da comunidade que participam, efetivamente, dos eventos e atividades promovidas na e pela escola.
Articulação com o currículo
Hábito de ouvir histórias; linguagem oral, os valores; saber a hora de ouvir e falar.
Conhecer a forma de nascimento da borboleta.
Formas;
Tamanhos;
Cores;
Desenhos.
Observação, registro de cada etapa, interação e participação, participação da família.
Participação, interação e linguagem oral.
Participação, observação, registros, Construção de mural.
Linguagem oral e corporal
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Conselho de grupo é composto pelos alunos do 1º ano e da professora envolvida que, após a Expedição Investigativa, reuniu-se com a turma e conversou sobre os dados coletados durante a pesquisa de campo. Logo, as ideias conclusivas dos pequenos investigadores culminaram no seguinte tema: “O nascimento da borboletinha”.