CONHECENDO E VALORIZANDO A CULTURA AFRO
Pergunta Exploratória
COMO E POR QUE SE JOGA A CAPOEIRA?
Expedição Investigativa
Numa roda de leitura surgiu a curiosidade sobre a capoeira a partir do livro “O Herói de Damião, a descoberta da capoeira”.
Objetivos
Conhecer, pesquisar, e valorizar o folclore nacional, através da contribuição da cultura afro; Ampliar o repertório cultural (músicas, danças, ritmos, cantos e obras de arte); Conhecer e pesquisar sobre a história e origem da capoeira no Brasil. Desenvolver o jogo da capoeira, formação da roda, ritmo, sua ginga e alguns passos; Sensibilizar os alunos quanto a questão do respeito a diversidade, despertando um olhar de criticidade e de conscientização sobre a história.
Comunidade de Aprendizagem
Oficina de Capoeira com a Sr. Carlos Deboer proporcionando aos alunos um momento de ouvir sobre o jogo da capoeira, a sua finalidade nos dias atuais e no passado, como são realizados a ginga, os passos principais para uma roda de capoeira, exercícios de alongamento e preparação para o jogo. Ressaltando as questões do respeito ao outro e das limitações de cada um.
Articulação com o currículo
A partir da hora do conto e interpretação dessa história, também foram abordados mais aspectos da cultura afrodescendente com vistas a despertar a curiosidade, o conhecimento, explorar os conteúdos afins, despertando também a consciência de respeito as diferenças e a diversidade cultural do nosso país. As atividade desenvolvidas: leitura, interpretação, dramatização, produção textual, pesquisa em livros e na internet, localização no globo terrestre, resolução de problemas matemáticos e medidas de tempo, dinâmicas de grupo, danças circulares, artesanato, elaboração de cartazes e painéis em grupo, brincadeiras recreativas afro, debates sobre o preconceito e a história, hora do conto, estudo do vocabulário e regras de gramática, visualização de obras de arte e vídeos sobre a roda de capoeira.