Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CONHECENDO E VALORIZANDO A CULTURA AFRO
Pergunta Exploratória

COMO E POR QUE SE JOGA A CAPOEIRA?

Expedição Investigativa

Numa roda de leitura surgiu a curiosidade sobre a capoeira a partir do livro “O Herói de Damião, a descoberta da capoeira”.

Objetivos

Conhecer, pesquisar, e valorizar o folclore nacional, através da contribuição da cultura afro; Ampliar o repertório cultural (músicas, danças, ritmos, cantos e obras de arte); Conhecer e pesquisar sobre a história e origem da capoeira no Brasil. Desenvolver o jogo da capoeira, formação da roda, ritmo, sua ginga e alguns passos; Sensibilizar os alunos quanto a questão do respeito a diversidade, despertando um olhar de criticidade e de conscientização sobre a história.

Comunidade de Aprendizagem

Oficina de Capoeira com a Sr. Carlos Deboer proporcionando aos alunos um momento de ouvir sobre o jogo da capoeira, a sua finalidade nos dias atuais e no passado, como são realizados a ginga, os passos principais para uma roda de capoeira, exercícios de alongamento e preparação para o jogo. Ressaltando as questões do respeito ao outro e das limitações de cada um.

Articulação com o currículo

A partir da hora do conto e interpretação dessa história, também foram abordados mais aspectos da cultura afrodescendente com vistas a despertar a curiosidade, o conhecimento, explorar os conteúdos afins, despertando também a consciência de respeito as diferenças e a diversidade cultural do nosso país. As atividade desenvolvidas: leitura, interpretação, dramatização, produção textual, pesquisa em livros e na internet, localização no globo terrestre, resolução de problemas matemáticos e medidas de tempo, dinâmicas de grupo, danças circulares, artesanato, elaboração de cartazes e painéis em grupo, brincadeiras recreativas afro, debates sobre o preconceito e a história, hora do conto, estudo do vocabulário e regras de gramática, visualização de obras de arte e vídeos sobre a roda de capoeira.


Ficha Técnica
Escola
EMEF MAURÍCIO CARDOSO

Diretor
LIDIANE PADILHA GOERITZ

Turma
3º ANO

Número de alunos
10

Educadores
ALINE PALHANO DE SIQUEIRA VOESE

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Herveiras

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE HERVEIRAS

Apoiadores
SR. CARLOS DEBOER, Programa A União Faz a Vida

Assessoria Pedagógica
RODRIGO CORRÊA RODRIGUES
O projeto foi significativo e nos proporcionou múltiplas experiências, conhecemos a história e contribuições da cultura afro. Aprendemos sobre a roda de capoeira, compartilhando momentos de alegria e aprendizado, procurei desenvolver atividades que provocassem nos alunos um sentimento de cooperação e fraternidade numa visão de que cada pessoa tem o seu jeito de ser, de viver e de aprender, todos somos especiais, cada um carrega consigo um sonho e o desejo de ser feliz.
ALINE PALHANO DE SIQUEIRA VOESE | Professor(a)