UBUNTU- MAIS AMOR POR FAVOR
Pergunta Exploratória
Posso ajudar ele tia?
Expedição Investigativa
A expedição com as crianças realizou-se dentro de todo o espaço da escola, verificando-se o que estava necessitando de reparos, o que precisava ser feito, como seria feito e quem faria.
Objetivos
O Projeto UBUNTU nasceu de um sonho e uma necessidade. Sonho de construir um País melhor para nossas crianças e necessidade em implantar no coração das pessoas a cultura do “nós”. UBUNTU é uma palavra que representa uma filosofia e uma ética antiga africana que significa: “Sou quem sou, porque somos todos ...” UBUNTU fala de respeito básico pelos outros. É compaixão, partilha, empatia, sentimentos hoje tão escassos em nosso meio. Neste sentido o projeto visa desenvolver atividades em unidade com
Comunidade de Aprendizagem
A organização aconteceu dentro de sala de aula onde em círculo realizamos o “bate-papo”, sendo coordenado e instigado pelas professoras, a partir de valores trabalhado dentro do projeto, então, os alunos interagiram com o assunto discutido, realizando comentários e opiniões, surgindo muitas ideias e novidades. A efetividade e cooperação foram cruciais para o bom direcionamento do trabalhos. Através dos valores a criança aprende a importância da colaboração, que com ajuda é mais fácil se chagar
Articulação com o currículo
Identidade e autonomia, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, \\nArtes, Corpo e Movimento\\nCom a criança usando a criatividade pudemos utilizar muitas “brincadeiras”, que além de trazer diversão e servir ao conhecimento, permitem treinar a paciência, o respeito, a cortesia, a aceitação do outro e o compartilhar de ideias e opiniões. Com a aprendizagem cooperativa, estamos colaborando para formar pessoas melhores, mais responsáveis consigo mesmas e preocupadas com os colegas. \\nDurante as atividades verificou-se que os alunos compreenderam a relevância do trabalho em grupo cooperativo e que o processo de aprendizagem da cooperação deve ser constante. Como forma de desenvolvimento de valores e estímulo a participação social, as crianças demonstraram por meio de processo de avaliação, a melhora de seus comportamentos compreendendo a diversidade, respeito, cooperação como formas de agir possíveis nos dias atuais, contrapondo a forma individualista e competitiva.