Classificação: Linguagem
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Fábulas O projeto foi uma experiência muito interessante, aprendi muito como devo me comportar em frente dos alunos na hora da leitura, também, aprendi como escrever uma fábula que me ajudou como se escreve com palavras corretas. E mais importante foi descobrir que as fábulas foram feitas para passar ensinamentos, a maioria delas usa animais para mostrar características da gente.
Riovan Jackson Alves de Castro | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que tem no baú?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada a partir da exploração de um Baú com Histórias onde as crianças se deleitaram com diferentes repertórios e, estabeleceram contato com fábulas e outros gêneros textuais.

Objetivos

Desenvolver a apreciação pela leitura de histórias e o aprimoramento das capacidades de oralização, escrita e interpretação. Reconhecer as características dos gêneros textuais. Identificar os elementos que caracterizam cada gênero reconhecido.

Comunidade de Aprendizagem

Neusa Oliveira.

Articulação com o currículo

O desenvolvimento do projeto ocorreu de forma dinâmica, onde a articulação curricular ocorreu dentro da área de Linguagem, aproximando as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, por meio do diálogo, da produção escrita e, da dramatização. O projeto possibilitou as crianças: a) Reconhecimento do gênero fábula em meio aos outros gêneros. b) Simulação e antecipação de fatos com base no título ou no desfecho de diferentes textos. c) Construção de textos, respeitando as características essenciais do gênero fábula. d) Reconhecimento e utilização nos textos construídos as relações de causa e efeito; e) Atenção para a beleza da leitura fluente; f) Avaliação do que uma fábula pode ensinar para toda uma vida. g) Desenvolvimento da educado do ouvir e do olhar.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Castro Alves

Turma
4 ano A

Número de alunos
17

Educadores
Sonia Suely Marcos de Lima

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Foi muito gratificante perceber o empenho e a participação das crianças. Todos eles aprenderam muito sobre fábulas e, melhoraram muito as habilidades de leitura, interpretação e escrita. Ciente do papel da escola e do professor na promoção do prazer e da competência leitora, reconheço que a metodologia do programa é excelente e dá conta de desenvolver todas as competências que são direitos dos alunos.
Sonia Suely Marcos de Lima | Professor(a)