Bananeira do Mato
“ O trabalho realizado sobre Bananeira, deu pra perceber quantas qualidades existem, sendo uma mais linda que a outra e que as mesmas são plantadas e cultivadas.
Jaqueline Frazão | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos realizar um passeio no pátio da escola e observar os aspectos que chamam nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através de um passeio pelo pátio da escola, onde os alunos utilizaram de recursos diversos para desenvolver os registros e, sistematizar as percepções, observações e indagações refletidas no percurso construído.
Objetivos
Reconhecer os elementos que integram o espaço da escola, estabelecendo um olhar atencioso e um sentimento de pertença diante das marcas observadas. Fortalecer as práticas de cuidado e de atenção para com a organização e o uso dos espaços coletivos. Potencializar a transformação dos espaços por meio de ações coletivas e socialmente responsáveis com o embelezamento e com os cuidados necessário para a manutenção da estrutura física da escola.
Comunidade de Aprendizagem
Marcos Cezar Ormond _ Biólogo
Articulação com o currículo
O currículo foi articulado na área de Ciências da Natureza, onde o projeto se constituiu o meio e o caminho pedagógico adequado no que diz: mudança de atitude dos alunos e, reconhecimento dos cuidados necessários para a construção de um local melhor para todos. Dentre os aspectos destacados e assegurados pelo projeto, na articulação curricular, foi a preocupação dos alunos em conhecerem mais sobre o tema e, construírem um espaço na escola para o plantio e produção de alimentos, com especialidade no tema.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, onde os alunos, a partir da expedição decidiram coletivamente pelo tema e, desenvolveram as ações pedagógicas com significância.