Cinderela
“ “Eu adorei o trabalho que fizemos sobre a Cinderela, despertou mais e mais o desejo da leitura em vários alunos, inclusive em mim que passei a gostar ainda mais de ler”.
Maikelle Pabline dos S. Pereira | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer os contos presentes na caixa e ver o que é possível fazer com eles para que mais pessoas os conheçam?
Expedição Investigativa
De forma interativa e instigante a Expedição Investigativa do 6 ano ocorreu através da observação de uma Caixa com diversos contos dos Irmãos Grimm. A expedição possibilitou momentos de leitura textual e imagética, registro dos elementos que constituem o conto, roda de conversa e, muito entusiasmo dos alunos na busca de alternativas e estratégias para dinamizar a pergunta exploratória.
Objetivos
Desenvolver o gosto pela leitura. Identificar os contos enquanto gêneros textuais. Reconhecer as características de um conto. Desenvolver a escrita e reescrita a partir das leituras realizadas. Sensibilizar outras pessoas sobre a importância da leitura. Realizar momentos de leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Silvana André
Articulação com o currículo
A articulação curricular se constituiu entre as disciplinas que integram a área de Linguagem. As atividades desenvolvidas promoveram a aprendizagem e o conhecimento linguístico e discursivo com o qual o todos nós operamos quando participamos das práticas sociais mediadas pela linguagem. Neste sentido, o Projeto Cinderela organizou situações de aprendizado planejadas e desenvolvidas com interação dos alunos, nas quais os conhecimentos foram construídos e tematizados. Também foram recriadas na sala de aula situações enunciativas de outros espaços além da escola, considerando-se sua especificidade e a importância a leitura e da escrita no contexto de vida.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear se deu de forma participativa e democrática, e os alunos tiveram oportunidade de eleger o tema do projeto através de uma votação.