Um mundo das sensações e texturas
Pergunta Exploratória
Como eu me sinto vivenciando isso?
Expedição Investigativa
Na semana do dia 2 de maio de 2017, foram apresentados no Berçário I, diferentes tipos de atividades para explora-ção e investigação dos diversos tipos de texturas e sensações, na própria sala de aula. As atividades oferecidas foram, a caixa mágica, tapete das sensações, cesta com diversos tipos de objetos, melecas como gelatina, meleca de beterraba e cenoura.
Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais. Explorar diferentes tipos de materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio. Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição. Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos e pais.
Articulação com o currículo
As atividades que proporcionem o desenvolvimento integral da criança inserida, tanto sua motricidade fina, global em todos os aspectos. Também, que proporcione aos alunos rotinas diárias, limites, e um olhar voltado para o pedagógico. Onde, as crianças tenham mais prazer no seu dia a dia, e que o projeto das sensações e texturas proporcione um mundo de descobertas, de imaginação, criatividade e brincadeiras com o novo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Depois das atividades sugeridas, observação e conversa, foi escolhido o nome do projeto a ser trabalhado, ficando assim, “O Mundo das Sensações e Texturas.” A escolha do nome, foi devido à faixa de idade que estão vivendo, onde se explora muito a coordenação global e fina, primeiros contatos com o novo, e as diversas texturas e sensações proporcionarão as crianças inseridas a explorarem seu corpo e os diversos tipos de materias.