Eu e o outro
Pergunta Exploratória
Quem eu sou?
Expedição Investigativa
No dia 26 de abril de 2017, foi realizado com o Maternal I, um piquenique, proporcionado um lanche coletivo junta-mente com o brinquedo trazido de casa. O objetivo principal seria a socialização do lanche trazido de casa, bem como o brinquedo. Diante, do proposto seria observado o que as crianças nos responderiam, se brincariam com seu próprio brinquedo, se emprestariam, escolheriam o brinquedo do colega por interesse ou por afinidade, e o lanche também seria observado.
Objetivos
Conhecer a si mesmo e o outro, perceber e respeitar as diferenças e semelhanças. Proporcionar ainda situações que auxiliem na construção de sua identidade e autonomia. Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
Comunidade de Aprendizagem
As crinças inseridas, nas suas rotinas eram só cuidadas, não tinham atividades dirigidas para sua faixa etária, nem proposta pedagógicas. Na maioria do tempo, passavam explorando o ambiente sem recursos pedagógicos. Também, observa que eles estão no período de mudança do individual para o social, onde encontram muita dificuldade de entender ao seu redor, ocasionando em vários momentos muitas disputas e brigas de espaço e de brinquedos.
Articulação com o currículo
As atividades que proporcione o desenvolvimento integral da criança inserida, tanto sua motricidade fina, global em todos os aspectos. Também, que proporcione aos alunos rotinas diárias, limites, e um olhar voltado para o pedagógico. Onde, as crianças tenham mais prazer no seu dia a dia, e que o projeto do eu e o outro proporcione um mundo de descobertas, de imaginação, criatividade e exploração com o novo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na visão da turma pode ser notado uma mudança no comportamento e na aprendizagem, pois através desse projeto, conseguimos realizar atividades mais lúdicas, e através do brincar conseguimos perceber uma grande evolução na questão do relacionamento com o outro. Assim, o aluno pode conhecer melhor a si mesmo e ao mundo em que o cerca e partilhem experiências vividas no âmbito familiar, escolar e individual, fazendo assim com que se conheça melhor e também aos colegas, respeitando as diferenças.