Através do lúdico: brincar e aprender
Expedição Investigativa
AOS PAIS: “ Que tipo de Infância eu tive? Que experiências de Infância proporciono ao meu filho?
AOS PROFESSORES: “ Foram convidadas á registrar suas memórias de Infância, e dramatizar em dois grupos.”
AOS ALUNOS: “Disponibilizamos materiais diversos, e os questionamos: DÁ PRA BRINCAR? Durante o momento de brincadeiras registramos as falas e interações.”
Objetivos
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações, a fim de descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar, buscando estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua autoestima.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos e professores.
Articulação com o currículo
Resgate da infância com foco na contribuição das famílias. Familiarização com as possibilidades de brincar e interagir com o meio, explorar gestos, materiais, limites em situações de interação com a família e com o meio. Enquanto ampliam o conhecimento do mundo que possuem manipulam diferentes objetos e materiais, exploram suas características, propriedade e possibilidades determinantes de distintas formas de expressão. Pesquisa de canções, versos, brincadeiras e fábulas. Ouvindo, percebendo e discriminando sons, favorecendo a recriação através de imitação, mimica e invenções distintas.
Familiarizar-se aos poucos com a escrita e a leitura, por meio de participação em situações nas quais ela se faz necessário e no contato cotidiano com livros, contação de histórias, revistas...