Como é bom ser criança
Expedição Investigativa
AOS PAIS: “ Que tipo de Infância eu tive? Que experiências de Infância proporciono ao meu filho?
AOS PROFESSORES: “ Foram convidadas á registrar suas memórias de Infância, e dramatizar em dois grupos.”
AOS ALUNOS: “Disponibilizamos materiais diversos, e os questionamos: DÁ PRA BRINCAR? Durante o momento de brincadeiras registramos as falas e interações.”
Objetivos
Proporcionar um trabalho voltado para inserção das crianças na Escola de forma prazerosa, com acolhimento e afetividade na relação com as pessoas, as normas, os valores construídos no cotidiano e as diferentes linguagens geradoras do conhecimento. Assim, a socialização, a adaptação, o convívio e o desenvolvimento das crianças serão mais harmoniosos.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos e professores.
Articulação com o currículo
Resgate da infância com foco na contribuição das famílias. Familiarização com as possibilidades de brincar e interagir com o meio, explorar gestos, materiais, limites em situações de interação com a família e com o meio. Enquanto ampliam o conhecimento do mundo que possuem manipulam diferentes objetos e materiais, exploram suas características, propriedade e possibilidades determinantes de distintas formas de expressão. Pesquisa de canções, versos, brincadeiras e fábulas. Ouvindo, percebendo e discriminando sons, favorecendo a recriação através de imitação, mimica e invenções distintas.
Familiarizar-se aos poucos com a escrita e a leitura, por meio de participação em situações nas quais ela se faz necessário e no contato cotidiano com livros, contação de histórias, revistas...