Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As borboletas Aprendi que as borboletas botam os ovinhos, depois os ovinhos viram lagartas e elas comem folhas, forma o casulo e viram as borboletas ou mariposas, elas sugam o néctar das flores e os sucos dos frutos que caem das arvores, elas também bebem água.
Lucas Gabriel de Oliveira Demiski | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos ler o poema e observar o que chama nossa atenção”?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa aconteceu de forma linda. Aconteceu de forma tão natural, onde as crianças se deleitaram com o Poema As Borboletas,de Vinícius de Moraes.

Objetivos

1. Ler com autonomia e percepção interpretativa.\\\\n2. Reconhecer elementos explícitos no poema.\\\\n3. Identificar o poema como um gênero textual.\\\\n4. Produzir diferentes formas de registro a partir da expedição investigativa.\\\\n5. Escrever palavras e estrofes a partir da expedição investigativa.\\\\n6. Desenvolver o hábito e o prazer pela leitura.\\\\n7. Potencializar o gosto pela oralidade, leitura e escrita.

Comunidade de Aprendizagem

Marcos Cezar Ormond

Articulação com o currículo

O Projeto Borboletas foi potencializado na área da Linguagem, a partir do deleitar das crianças sobre o Poema As Borboletas. Como todo projeto se constitui de forma integral pela dinamicidade e envolvimento das crianças, o poema utilizado deu asas para a imaginação e vozes para as crianças, que escolheram as borboletas como tema e, coincidentemente, era o conteúdo indicado para estudo. A partir dessa aproximação, os índices foram construídos e, as crianças se interessaram por estudar algumas questões por elas elaboradas, sendo:\\\\n Como elas conseguem voar?\\\\n O que será que elas comem?\\\\n Por que será que elas soltam o posinho?\\\\n Quanto tempo elas vivem?\\\\n Elas soltam veneno?\\\\n Elas respiram?\\\\n Como nascem com as borboletas?\\\\n Para que ser as antenas das borboletas?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear aconteceu através de uma votação, onde cada criança sugeriu o tema de interesse e, posteriormente, a votação do mesmo.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Santa Terezinha

Diretor
Silvana de Souza André Oliveira

Turma
2 ano

Número de alunos
21

Educadores
Sinomar Bernegosi Costa

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação de Marcelândia

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
A proposta de trabalho voltada ao Programa A União Faz a Vida, tem como objetivo oferecer ao educando uma melhor forma de ensino aprendizagem, e no projeto das Borboletas percebi um grande interesse dos mesmos em aprenderem sobre a metamorfose da borboleta.
Sinomar Bernegosi Costa | Professor(a)

Repercussão na mídia

Face da Escola