Classificação: Ciências Humanas
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecer Marcelândia Estudamos muito sobra Marcelândia e fizemos pesquisas no computador. Foi muito divertido saber como se deu nossa cidade até os dias de hoje, as dificuldades dos pioneiros e suas lutas para conquistar o que temos hoje e nossos recursos naturais. Somos o município mais verde do estado, apesar das operações do IBAMA, temos a reserva do Xingu dentro do nosso município e pertencemos à bacia hidrográfica do XINGU e a bacia Amazônica.
Isabelly Lima De Sá | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos conversar com pessoas nas ruas de Marcelândia sobre o que elas pensam do lugar onde moram?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa, conforme imagem característica, ocorreu nas ruas de Marcelândia, onde as crianças dialogavam com as pessoas que encontravam sobre o que as mesmas pensavam sobre o Município.

Objetivos

1. Identificar as percepções dos moradores e visitantes sobre o município.\\n2. Reconhecer as potencialidades e necessidades de Marcelândia.\\n3. Identificar os aspectos históricos, ambientais, econômicos, culturais, sociais, educacionais, entre outros.

Comunidade de Aprendizagem

1. Jussara Cristina Mayer Ceron\\n2. Sonia Martins\\n3. Silvana André\\n4. Sonia Rodrigues

Articulação com o currículo

A articulação do projeto com o currículo ocorreu de forma horizontal, ou seja, o projeto dialogou intensamente com os conteúdos das disciplinas que integram as áreas de Ciências Humanas, fortalecendo a prática social e o desenvolvimento da cultura do apreço e do reconhecimento a comunidade local. O processo de construção das ações pedagógicas foi contextualizado a partir das perguntas elaboradas pelas crianças no Índice Formativo, onde o interesse foi evidenciado e, diferentes estratégias foram dinamizadas de forma a contemplar e trabalhar as curiosidades.\\nDentre os interesses socializados pela turma, destacaram-se:\\n1. Quantos habitantes tem em Marcelândia?2. Em que ano Marcelândia foi fundada e quem fundou? 3. Da onde surgiu o nome Marcelândia ou o significado do nome? 4.Quem construiu Marcelândia? 5.Quais foram os primeiros moradores ? 6. Quando Marcelândia foi emancipada? 7.Como os pioneiros fundaram Marcelândia? 8. As pessoas que fundaram Marcelândia ainda moram aqui?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear aconteceu de forma dinâmica e muito participativa, revelando além dos posicionamentos, observações e interesses de cada um, a ilustração do mapa do percurso. Com base no para e na construção de uma lista de apontamentos coletivos, uma roda de diálogo foi desenvolvida para garantir a gestão democrática da escolha do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Santa Terezinha

Diretor
Silvana de Souza André Oliveira

Turma
5 ano

Número de alunos
27

Educadores
Eduardo Cian

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Apoiadores
Unidade SICREDI de Marcelândia\\\\nSecretaria Municipal de Educação de Marcelândia\\\\nPrefeitura Municipal de Marcelândia

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Com a pesquisa foi possível observar que os estudantes ampliaram seus conhecimentos e passaram a ter mais interesse para com o seu município, o lugar onde moram, assim como passaram a valorizar as coisas da nossa Terra , uma vês que ficou claro as dificuldades dos nossos pioneiros para termos hoje um pouco mais de recursos e conforto, como: estrada saúde, educação, etc. Assim como a valorização dos recursos naturais.
Eduardo Cian | Professor(a)

Repercussão na mídia

Marcelândia teve seu inicio na década de 70, colonizado pelo senhor José Bianchini, um cidadão do interior de São Paulo. O nome é uma homenagem ao filho do colonizador.\\\\Com esse trabalho foi possível levar os estudantes do 5º ano da Escola Publica Municipal Santa Terezinha a interessarem pelos estudos e pesquisas. Uma sala com 32 estudantes, com vários níveis de aprendizagem. Os resultados foram possíveis graças a metodologia de projetos segundo os passos do UNIÃO FAZ A VIDA.
cidadenewsonline.com.br