Os Peixes
“ Fizemos várias pesquisas no laboratório de informática onde aprendemos sobre a alimentação dos peixes, tipos de ração, por que os peixes são coloridos e outros. O que mais gostei foi da confecção dos peixinhos feitos de garrafa pety, de copos descartáveis, pratinhos, onde juntamente com meus colegas colocamos a mão na massa, recortando, pintando.Foi lindo ver o nosso trabalho pronto.
Pyetra de Oliveira Braga | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa deu-se na área de Ciências da Natureza, e contemplou a riqueza e a diversidade natural presente no município. Com o reconhecimento da realidade e da diversidade natural o Parque Beija Flor, foi explorado pela turma do 3 ano.
Objetivos
Reconhecer os animais presentes no ambiente investigado.
Identificar as características dos animais.
Elaborar compreensões sobre o mundo condizentes com perspectivas atuais da comunidade científica.
Aprender a tecer relações e implicações entre argumentos e evidencias.
Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana.
Comunidade de Aprendizagem
Professor Marcos Cezar Ormond.
Articulação com o currículo
A Articulação curricular deu-se de forma sistematizada, desenvolvendo nas crianças a compreensão conceitual e procedimental da ciência e dos elementos que a constituem.
A dinamização curricular considerou inicialmente as seguintes perguntas de interesse:
a) O que é estrela do mar?
b) Onde vivem as estrelas do mar?
c) Como os peixes respiram dentro da água?
d) Só existe peixe de água doce?
e) Qual é o maior peixe de água doce?
f) O que mais comem os peixes?
g) Como é preparada a sardinha em lata?
h) Por que as pessoas dizem: “Está nervoso, vá pescar!”
i) Por que na Semana Santa usa-se comer peixes além de carne?
j) Como nascem os peixes?
k) Os peixes maiores, se alimentam de outros peixes menores?
l) Por que os peixes de aquário são coloridos?
m) Quantos anos vivem os peixes?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após Expedição Investigativa no Parque Beija Flor, muitas atividades exploratórias foram desenvolvidas e, uma delas, em roda de conversa, definiu democraticamente o tema do projeto.