Dançando e aprendendo nas aulas de Educação Física
“ Me senti satisfeita com esse método de ensino, que permite a criança usar sua criatividade pela música, ajudando a oralidade e também na coordenação motora e conhecimento sobre o corpo.
Claudivania Santos Dias | responsável
Expedição Investigativa
. Atendendo orientações e levando em consideração a faixa etária das crianças, foi selecionada músicas do repertório infantil que pudesse propiciar tal conhecimento, contribuindo de forma significativa para o efetivo aprendizado.
Objetivos
Propiciar a identificação dos segmentos corporais, a partir da música e expressividade corporal.
Comunidade de Aprendizagem
Neste momento, as crianças puderam interagir e socializar, demonstrando seu aprendizado e construindo redes de interação a partir da escuta e apreciação musical, bem como através da expressão corporal.
Articulação com o currículo
Com o desenvolvimento deste projeto, as crianças vivenciaram momentos que contribuíram de forma significativa para a sua formação. Sendo arte (dança e apreciação musical) componente de extrema relevância para o desenvolvimento da imaginação e processo de criação. Fator essencial para o desenvolvimento de sujeitos críticos e autônomos. Como as aulas ocorrem de forma coletiva, e no espaço da sala de aula, também foi possível estimular a convivência, o respeito ao espaço, e aos colegas de forma respeitosa. Fato que ocorreu no processo de interação com as demais turmas, em comemoração ao dia doze de outubro, onde todas as crianças foram direcionadas para o refeitório, onde puderam socializar e dançar, demonstrando todo o potencial expressivo, bem como o aprendizado decorrente das experiências propiciadas pelo projeto.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escola pelo projeto foi realizada pela professora de Educação Física, levando em consideração as observações realizadas nas aulas.