Tudo muda quando a gente muda
“ A professora Salete explorou bem que deveríamos respeitar uns aos outros, não brigar, xingar.Eu quando termino ajudo os meus colegas, pois aprendi em casa a respeitar as pessoas e agora com esse projeto aprendi que devemos tratar os outros como gostamos de ser tratados.
Edson Felipe Heinz | aluno(a)
Expedição Investigativa
Com o propósito de melhorar o relacionamento entre as crianças e dinamizar as experiências cotidianas, de forma que a cooperação e o respeito fossem construídos em comunhão, a expedição investigativa for contemplada com uma roda de diálogo.
Objetivos
Refletir sobre as atitudes pessoais e coletivas no contexto de convívio escolar e extra escolar.
Melhorar o relacionamento entre as crianças.
Fortalecer o diálogo, a convivência e a ajuda mútua.
Desenvolver a escuta e a comunicação de forma respeitosa.
Comunidade de Aprendizagem
A professora Silvana de Souza André Oliveira foi a agente que, efetivamente, subsidiou as atividades desenvolvidas pela professora e pela turma.
Articulação com o currículo
A articulação curricular ocorreu entre a área de Ciências Humanas e Linguagem, onde as produções forma construídas com a efetiva sensibilização e participação das crianças.
Com o propósito de melhoras os relacionamentos e de permitir entre todas as crianças uma saudável e harmônica interação, o projeto foi desenvolvido. Assim, as diferentes disciplinas permitiram liberdade e autonomia para responder as perguntas pelas crianças construídas, conforme seguem apresentadas:
Como podemos melhorar nosso comportamento?
Por que nem todas as crianças fazem as tarefas e respeitam os colegas?
Todos os pais ensinam seus filhos em casa a respeitarem as pessoas?
Por que tem criança que briga todos os dias na nossa sala?
O que acontece com as crianças que não respeitam as normas escolares?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e, através da apresentação de propostas construídas em pequenos grupos. Com as propostas, a professora sugeriu uma roda de conversa para aprofundar e justificar as ideias e, posteriormente, eleger o tema do projeto.