Classificação: Ciências Humanas
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Tudo muda quando a gente muda A professora Salete explorou bem que deveríamos respeitar uns aos outros, não brigar, xingar.Eu quando termino ajudo os meus colegas, pois aprendi em casa a respeitar as pessoas e agora com esse projeto aprendi que devemos tratar os outros como gostamos de ser tratados.
Edson Felipe Heinz | aluno(a)
Expedição Investigativa

Com o propósito de melhorar o relacionamento entre as crianças e dinamizar as experiências cotidianas, de forma que a cooperação e o respeito fossem construídos em comunhão, a expedição investigativa for contemplada com uma roda de diálogo.

Objetivos

Refletir sobre as atitudes pessoais e coletivas no contexto de convívio escolar e extra escolar.
Melhorar o relacionamento entre as crianças.
Fortalecer o diálogo, a convivência e a ajuda mútua.
Desenvolver a escuta e a comunicação de forma respeitosa.

Comunidade de Aprendizagem

A professora Silvana de Souza André Oliveira foi a agente que, efetivamente, subsidiou as atividades desenvolvidas pela professora e pela turma.

Articulação com o currículo

A articulação curricular ocorreu entre a área de Ciências Humanas e Linguagem, onde as produções forma construídas com a efetiva sensibilização e participação das crianças.
Com o propósito de melhoras os relacionamentos e de permitir entre todas as crianças uma saudável e harmônica interação, o projeto foi desenvolvido. Assim, as diferentes disciplinas permitiram liberdade e autonomia para responder as perguntas pelas crianças construídas, conforme seguem apresentadas:
Como podemos melhorar nosso comportamento?
Por que nem todas as crianças fazem as tarefas e respeitam os colegas?
Todos os pais ensinam seus filhos em casa a respeitarem as pessoas?
Por que tem criança que briga todos os dias na nossa sala?
O que acontece com as crianças que não respeitam as normas escolares?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e, através da apresentação de propostas construídas em pequenos grupos. Com as propostas, a professora sugeriu uma roda de conversa para aprofundar e justificar as ideias e, posteriormente, eleger o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Santa Terezinha

Diretor
Silvana de Souza André Oliveira

Turma
3º ANO

Número de alunos
26

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Neste trabalho iniciamos a expedição investigativa que foi roda de conversa onde fiz a pergunta: O que tenho de fazer para a sala ficar melhor? Juntamente com os educandos fizemos um mural com dicas citadas pelos mesmos onde eles deveriam segui-los, respeitando as regras. O mesmo foi exposto na parede da sala. Confeccionamos uma árvore com os valores: solidariedade, respeito, amor, compreensão e outros. O desenvolvimento continuou com músicas, parlendas, rimas, recorte e colagem.
Salete de Fatima Gonçalves Dall Piva | Professor(a)