Mais uma folhinha
“ ESTUDANDO COM O PROJETO MAIS UMA FOLHINHA A ESCOLA FICA ATRAENTE, E O TEMPO PASSA RÁPIDO PORQUE ESCREVO, LEIO , E OBSERVO E NEM PERCEBO O TEMPO PASSAR.
CAROLINA DOS SANTOS TEIXEIRA | aluno(a)
“ COM ESSE MÉTODO DE ENSINO MINHA FILHA QUE JÁ GOSTAVA DE ESTUDAR PASSOU TAMBÉM A SE INTERESSAR PELO CULTIVO DE PLANTAS
MARIA DAS DORES SANTOS | responsável
Expedição Investigativa
Na manhã do dia 05/05/2017, propus aos alunos que andassem no pátio escolar para observarem o ambiente. Ao retornar em sala vieram com várias propostas: estudar sobre as gramíneas, solo e plantio do quiabo. Por meio de votação optaram por plantar o quiabo acrescentando o pepino e o chuchu.
Objetivos
Oferecer uma aprendizagem significativa e particular de uma situação da realidade, proporcionando aos alunos conhecer não somente os alimentos produzidos com o quiabo, pepino e chuchu, como também explorá-los como fonte de renda para a família.
Comunidade de Aprendizagem
Todos os alunos de todas as turmas foram fundamentais no desenvolvimento desse projeto, tivemos ajuda dos funcionários da escola, pais, comunidade, prefeitura Municipal de Comodoro através da Semec.
Articulação com o currículo
Português: Produção textual, leitura, interpretação, soletrando e gramática.
História: Qual a origem do quiabo, pepino e chuchu; receitas de pratos feitos com mesmos e receitas medicinais.
Geografia: Clima, tipos de solo e relevo.
Artes: Danças, músicas, coreografia, poemas, produção de cartazes e maquetes e teatro.
Ciências: Partes da planta, germinação e fotossíntese.
Matemática: Medidas de massa e comprimento, sistema de numeração decimal, as quatro operações, gráfico, tabelas e frações.
Educação Religiosa: A origem do quiabo, música, coreografia e relatos.
Educação Física: Nutrição, higiene, dança, gincana, resgate de brincadeiras, futebol, futsal e jogos e jogos não convencionais.
Prática Agroecológica: Recolhimento das sementes, como realizar o plantio, origem do quiabo, tipos de solo, renda familiar e biodiversidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Apresentei como proposta a possibilidade de projetos, dentro da curiosidade dos educandos e dos nossos trabalhos de pesquisa da seguinte forma, gramíneas, solo e plantio de quiabo, colocando em votação, em um total de 12 alunos, 8 optaram por permanecerem com o plantio de quiabo e sugeriram incluir também o plantio de pepino e o chuchu, ficando com o título mais uma folhinha.