Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Mais uma folhinha ESTUDANDO COM O PROJETO MAIS UMA FOLHINHA A ESCOLA FICA ATRAENTE, E O TEMPO PASSA RÁPIDO PORQUE ESCREVO, LEIO , E OBSERVO E NEM PERCEBO O TEMPO PASSAR.
CAROLINA DOS SANTOS TEIXEIRA | aluno(a)
COM ESSE MÉTODO DE ENSINO MINHA FILHA QUE JÁ GOSTAVA DE ESTUDAR PASSOU TAMBÉM A SE INTERESSAR PELO CULTIVO DE PLANTAS
MARIA DAS DORES SANTOS | responsável
Expedição Investigativa

Na manhã do dia 05/05/2017, propus aos alunos que andassem no pátio escolar para observarem o ambiente. Ao retornar em sala vieram com várias propostas: estudar sobre as gramíneas, solo e plantio do quiabo. Por meio de votação optaram por plantar o quiabo acrescentando o pepino e o chuchu.

Objetivos

Oferecer uma aprendizagem significativa e particular de uma situação da realidade, proporcionando aos alunos conhecer não somente os alimentos produzidos com o quiabo, pepino e chuchu, como também explorá-los como fonte de renda para a família.

Comunidade de Aprendizagem

Todos os alunos de todas as turmas foram fundamentais no desenvolvimento desse projeto, tivemos ajuda dos funcionários da escola, pais, comunidade, prefeitura Municipal de Comodoro através da Semec.

Articulação com o currículo

Português: Produção textual, leitura, interpretação, soletrando e gramática.
História: Qual a origem do quiabo, pepino e chuchu; receitas de pratos feitos com mesmos e receitas medicinais.
Geografia: Clima, tipos de solo e relevo.
Artes: Danças, músicas, coreografia, poemas, produção de cartazes e maquetes e teatro.
Ciências: Partes da planta, germinação e fotossíntese.
Matemática: Medidas de massa e comprimento, sistema de numeração decimal, as quatro operações, gráfico, tabelas e frações.
Educação Religiosa: A origem do quiabo, música, coreografia e relatos.
Educação Física: Nutrição, higiene, dança, gincana, resgate de brincadeiras, futebol, futsal e jogos e jogos não convencionais.
Prática Agroecológica: Recolhimento das sementes, como realizar o plantio, origem do quiabo, tipos de solo, renda familiar e biodiversidade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Apresentei como proposta a possibilidade de projetos, dentro da curiosidade dos educandos e dos nossos trabalhos de pesquisa da seguinte forma, gramíneas, solo e plantio de quiabo, colocando em votação, em um total de 12 alunos, 8 optaram por permanecerem com o plantio de quiabo e sugeriram incluir também o plantio de pepino e o chuchu, ficando com o título mais uma folhinha.

Ficha Técnica
Escola
TIAGO ELIAS

Diretor
JOSE FAUSTO FERNANDES

Turma
2º E 3º - ENSINO FUNDAMENTAL I

Número de alunos
12

Estado
Mato Grosso

Município
Comodoro

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COMODORO

Apoiadores
PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, COMUNIDADE ESCOLAR E PAIS DE ALUNOS

Assessoria Pedagógica
Regina Aparecida Versoza Simião
FOI GRATIFICANTE TRABALHAR COM O PROJETO MAIS UMA FOLHINHA, POIS AS CRIANÇAS APRENDERAM BRINCANDO E ASSIM HOUVE UM BOM RESULTADO NA APRENDIZAGEM
ANA ALICE FERNANDES DOS SANTOS | Professor(a)