Resgatando brincadeiras
“ Brincar é muito legal. Aprendemos muitas brincadeiras diferentes e divertidas, onde algumas têm regras e outras não têm. Com os brinquedos de sucata ninguém precisa gastar nada para fazer e todos adoraram brincar com eles.
Coletivo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os alunos foram até a praça João XXIII, realizar um passeio e explorando diferentes formas de brincar. Ao final da brincadeira, professoras e alunos sentaram para um bate papo, levantando observações feitas desde a ida à praça. Foram questionados através da pergunta exploratória, onde surgiram diversos tipos de brincadeiras.
Objetivos
Resgatar brincadeiras, estimulando o aproveitamento do tempo de maneira lúdica e saudável, para que a criança perceba que existem formas diferentes de diversão.
Comunidade de Aprendizagem
Para dar início ao projeto, realizou-se um passeio na Praça João XXIII junto ao parquinho, com a realização de diferentes brincadeiras. Em seguida houve envolvimento de pais ou responsáveis com uma pesquisa das brincadeiras preferidas e confecção e vivência dos brinquedos construídos com sucata e brincadeiras.
Articulação com o currículo
Português:
Produção de pequenos textos, entrevistas, relatórios escritos, produção de histórias em quadrinho, roda de conversa (oralidade), interpretação; identificação de rimas com o tema e ampliação do vocabulário;
Educação Física:
Atividades com os brinquedos confeccionados e com as brincadeiras que os pais ensinaram em casa.
Matemática:
Histórias matemáticas envolvendo as duas operações, brincadeiras envolvendo conceitos numéricos.
Ciências:
Saúde do corpo (física e mental), explorar alimentos saudáveis, higiene, prevenção de doenças.
Artes:
Desenho, histórias em quadrinhos, danças e coreografias, confecção de brinquedos a partir da sucata, exposição de coleções antigas;
Desenvolvimento das brincadeiras.