Cavalos grandes e pequenos
“ "Minha filha tinha muito medo de andar a cavalo, depois do projeto ela se tornou mais confiante".
Kelly Cristina | responsável
Expedição Investigativa
A expedição foi feita no mês de agosto, estávamos andando no entorno da escola, quando os alunos avistaram vários cavalos correndo no pasto.
Os alunos tiveram curiosidade em ter um contato mais próximo com cavalos, então decidimos optar por este projeto de pesquisa.
Objetivos
Reconhecer que os cavalos são seres vivos por isso devemos respeitar e valorizar, assim como ter bons cuidados e proteger de trabalhos forçados para assim ter uma maior longevidade.
Comunidade de Aprendizagem
Todos os trabalhos foram desenvolvidos com parceria com o educando, pais funcionários e professores, Prefeitura Municipal de Comodoro através da SEMEC. Também, a colaboração do Senhor Marcelo Beduschi que cedeu os animais para os contatos mais próximos, e o aluno Antonio Marcos Ribeiro da Silva Fernandes, que nos cedeu o pônei para as cavalgadas. O que levou a me empenhar foi umas das datas que comemoramos o dia dos pais com uma brilhante cavalgada na comunidade de São Sebastião.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita: leitura e escrita da vogais e identificação de algumas consoantes, oralidade.
Matemática: identificação dos números e suas quantidades, proporções de grandezas e tamanhos, Espessuras, oralidade.
Artes: as cores existentes dos cavalos, vídeos, pintura, oralidade, desenhos lúdicos, gênero dos animais.
Movimento :passeio a cavalo.
Natureza e sociedade: o cuidado com os animais: físico e alimentar. Sua utilidade para a comunidade de modo geral.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após um debate em sala de aula para decidirmos sobre o nome do nosso projeto, chegamos a uma conclusão após debatermos cada sugestão. Assim, com as propostas realizamos uma votação onde a maioria decidiu pelo nome do projeto sendo: “Cavalos grande e pequenos”.