Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Equilíbrio e bem estar
Expedição Investigativa

Expedição Investigativa - entrevista com o Senhor Rosandro André Brigo proprietário da empresa. Os alunos fizeram o registro escrito, gravaram a entrevista e tiraram fotos. Expedição Investigativa na Horta Hidropônica e entrevista com o Senhor Nardeli Uhde. Os alunos fizeram o registro escrito, gravaram a entrevista e tiraram fotos. Expedição Investigativa no Sítio Engenho Velho da Linha 21. Os alunos gravaram entrevista com a Senhora Simone Estolano, e observaram o ambiente.

Objetivos

Incentivar a mudança de hábitos e atitudes necessárias a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Proporcionando equilíbrio, qualidade de vida e o bem-estar físico e mental.

Comunidade de Aprendizagem

Direção, coordenação pedagógica, professores, educandos, monitoras, funcionárias, pais, membros da comunidade e demais apoiadores.

Articulação com o currículo

• Esportes, cooperação, danças, água, ar e sol.
• Habilidades e competências que devem ser desenvolvidas nos Planos de Estudos da Turma.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A partir das informações colhidas nas Expedições Investigativas os alunos orientados pelos professores apresentaram a sistematização para as demais Turmas e chegaram à conclusão de que precisam estudar mais sobre a vida humana, com ênfase na alimentação saudável, no hábito de praticar atividades físicas, respeito as diferenças e o cuidado com a natureza.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Nelci Tobias Oedmann

Turma
Sétimo ano

Número de alunos
22

Educadores
Nadia Rodrigues, Vianei Toso, Maria Ilone Chagas, Charles Ketzer, Daniele Francisconi, Lindones Almeida, Adriane Ritterbusch.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ajuricaba

Cooperativa
SICREDI DAS CULTURAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AJURICABA

Apoiadores
Comunidade Escolar, Secretaria de Educação, SICREDI, equipe diretiva, professores, funcionárias e bibliotecária da escola, Rosandro Brigo, Nardeli Uhde, Sítio Engenho Velho (entrevista com Simone Estolano), entre outros.

Desenvolver as expedições investigativas foi muito positivo, percebi nas crianças um "brilho no olhar" aquela vontade de saber mais.