Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Mente sã e corpo são
Expedição Investigativa

Expedição Investigativa no Centro de Convivência de Ajuricaba e entrevista as senhoras: Evanilda da Silva Prates, Evanice Uhde Noster e Noraci Covari, a Professora de Educação Física Geisa Buchanelli e a Fisioterapeuta Maria Cristina Campos. Os alunos fizeram o registro escrito, gravaram a entrevista e tiraram fotos. Expedição Investigativa no Sítio Engenho Velho da Linha 21. Os alunos gravaram entrevista com o Senhor Isoel Toso organizador do seu Museu.

Objetivos

Estimular os educandos a terem hábitos saudáveis para melhorar a saúde física, mental, espiritual e o equilíbrio emocional. Além disso, reservar tempo para cultura e lazer e cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes. Focadas no bem-estar, na valorização e preservação da saúde com disposição, alegria e qualidade de vida.

Comunidade de Aprendizagem

Direção, coordenação pedagógica, professores, educandos, monitoras, funcionárias, pais, membros da comunidade e demais apoiadores.

Articulação com o currículo

• Mente sã e alimentação saudável.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A partir das informações colhidas nas Expedições investigativas os alunos orientados pelos professores apresentaram a sistematização para as demais Turmas e chegaram à conclusão de que precisam estudar mais sobre a saúde e bem-estar do ser humano, com ênfase na alimentação saudável e no hábito de praticar atividades físicas diárias.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Nelci Tobias Oedmann

Turma
Oitavo ano

Número de alunos
18

Educadores
Nadia Rodrigues, Vianei Toso, Maria Ilone Chagas, Charles Ketzer, Daniele Francisconi, Lindones Almeida, Adriane Ritterbusch.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ajuricaba

Cooperativa
SICREDI DAS CULTURAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AJURICABA

Apoiadores
Comunidade Escolar, Secretaria de Educação, SICREDI, equipe diretiva, professores, funcionárias e bibliotecária da escola, Centro de Convivência, Sítio Engenho Velho (entrevista com Isoel Toso), entre outros.

O desenvolvimento dos professores e dos alunos com o projeto é bem relevante e perceptivo.