Eu quero saber ...
Expedição Investigativa
Após a aplicação das referidas perguntas e conforme tabulação de dados, os professores reuniram-se e concluíram que a escola trabalhará o seguinte projeto: “Abrindo janelas para o mundo”, com a intenção de desenvolver seus conhecimentos dando ênfase a pesquisa, leitura, escrita, compreensão e interpretação.
Objetivos
Incentivar os educandos na busca de novos saberes, para ampliar seus conhecimentos, instigando suas curiosidades e ajudando-os a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa através da leitura, pesquisa e do estudo, levando-os a refletir sobre a realidade em que vivem e o mundo.
Comunidade de Aprendizagem
Direção, coordenação pedagógica, professores, educandos, funcionários, pais, membros da comunidade e demais apoiadores. A participação acontecerá durante a realização das ações propostas pelo projeto.
Articulação com o currículo
• PLANTAS: temos que cuidar das árvores molhando, adubando, podando; sabem que elas precisam de sol; não cortar as árvores porque nos dão oxigênio; quando faz calor temos a sombra e nos dão os frutos.
• PLANETAS: existe o planeta marte e júpiter; tem estrelas e a lua;
• PEIXES: que eles vivem na água e necessitam de oxigênio que, se faltar na água, eles morrem; os peixes de açude devem ser alimentados.
• CORPO HUMANO: tem ossos, têm os pulmões, coração, veias com sangue, cérebro, crânio, os cinco sentidos, partes intimas.
• DIVERSIDADE CULTURAL: existem diversas raças, como: alemã, italiana, negra.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após Expedição Investigativa, a professora responsável pela turma do 3º e 4º anos reuniu-se em sala de aula com seus respectivos alunos a fim de levantar os aspectos que mais se destacaram no processo investigativo. Diante das conversas orientadas na sala de aula, os alunos resolveram que gostariam de estudar, pesquisar, aprender os seguintes assuntos: Os planetas, animais, peixes, árvores, dinossauros, corpo humano, culminando, assim, no seguinte título do projeto: Eu quero saber ...