Classificação: Social
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Resgatando Valores Eu achei que o Projeto Valores foi ótimo para aprendemos como nos comportar diante de várias situações e desafios do nosso dia-a-dia, foi bastante produtivo para me socializar com meus colegas e novos amigos na escola. Aprendi muito com as atividades trabalhadas em sala com meus professores. Com certeza foi bom para mim e todos os meus colegas, estou agradecida por fazer parte desse projeto.
Camila Carolina Hobus | aluno(a)
Meus filhos não querem mais faltar na escola para não ficarem sem a carteirinha do Projeto Valores. Divertido e valioso.
Ligia Darold | responsável
Expedição Investigativa

É por não se observar a importância dos valores nos comportamentos sociais que a sociedade brasileira tem passado por um período de desordem, diante da corrupção, dos jogos de poder, da violência, do desprezo pelo ser humano e pelo meio ambiente. Ao não cultivá-los, oportuniza-se a formação de adultos sem referenciais de cidadania e de respeito ao próximo. Diante desta evidência e necessidade o projeto foi desenvolvido.

Objetivos

Promover o resgate e a vivência dos valores essenciais para a boa convivência e aceitação social, respeitando as diferenças e adotando atitudes e comportamentos que venham contribuir para transformação da realidade social ao qual está inserido, estimulando-os ao gosto e aprendizados dos saberes formais.

Comunidade de Aprendizagem

Neste trabalho a escola envolveu as famílias dos alunos, os funcionários, professores e equipe gestora pois de acordo com os valores trabalhados, as ações foram se desenvolvendo e envolvendo todos os segmentos da escola.

Articulação com o currículo

Portugues: Conceito do valor exposto e dramatização da realidade desse valor e produções textuais.Matemática: Dados e gráficos estatísticos das consequências de violência na cidade, no estado e no país para mostrar aos alunos o quanto é necessário o resgate desse valor em estudo.Inglês: Músicas e tradução de letras, elaboração de histórias em quadrinhos. Geografia: Valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.História: Relatórios escritos ou verbais sobre filmes assistidos.Ciências: Valores ambientais.Artes: Confecção e pinturas de artigos referentes ao valor trabalhado. Ensino Religioso: Mensagens bíblicas, estudos de passagens bíblicas, orações, músicas e reflexões referentes ao tema em estudo.Educação Física: Danças, músicas, expressão corporal.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O projeto de Valores Humanos teve sua origem durante a primeira reunião da equipe docente, onde foi detectado que um dos maiores problemas vivenciados na escola seria a falta da vivência dos valores humanos, o qual resulta em problemas que interferem no processo ensino - aprendizagem como a falta de respeito, problema de indisciplina, falta de responsabilidade e cooperação entre os alunos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil e ensino Fundamental São Cristóvão

Diretor
Andréia Pedrassani Gugel

Turma
Infantil IV ao 9º ano.

Número de alunos
241

Educadores
Juliana Gosmann/ Loini Hermann/ ElaineBarzotto/ Keli da Silva/ Maria Estraich/ Josias de Souza/ Silvana Vieira/ Eliza Souto/ Janaina Ianovski/ Daniele Oliveira/ Heliara Tomczik/ Ana Leise Costa

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Muito gratificante para mim trabalhar o projeto com a turma que apresentava vários problemas sociais e familiares. através dos textos e do envolvimento dos pais nas dinâmicas e tarefas de casa, foi possível aproximar pais e filhos e desenvolver um ambiente mais harmonioso onde a aprendizagem pode ser efetivada de forma mais eficaz sem os conflitos diários de relacionanento e baixa estima.
Elaine Pedroso de Moraes Barzotto | Professor(a)