Resgatando Valores
“ Eu achei que o Projeto Valores foi ótimo para aprendemos como nos comportar diante de várias situações e desafios do nosso dia-a-dia, foi bastante produtivo para me socializar com meus colegas e novos amigos na escola. Aprendi muito com as atividades trabalhadas em sala com meus professores. Com certeza foi bom para mim e todos os meus colegas, estou agradecida por fazer parte desse projeto.
Camila Carolina Hobus | aluno(a)
“ Meus filhos não querem mais faltar na escola para não ficarem sem a carteirinha do Projeto Valores. Divertido e valioso.
Ligia Darold | responsável
Expedição Investigativa
É por não se observar a importância dos valores nos comportamentos sociais que a sociedade brasileira tem passado por um período de desordem, diante da corrupção, dos jogos de poder, da violência, do desprezo pelo ser humano e pelo meio ambiente. Ao não cultivá-los, oportuniza-se a formação de adultos sem referenciais de cidadania e de respeito ao próximo. Diante desta evidência e necessidade o projeto foi desenvolvido.
Objetivos
Promover o resgate e a vivência dos valores essenciais para a boa convivência e aceitação social, respeitando as diferenças e adotando atitudes e comportamentos que venham contribuir para transformação da realidade social ao qual está inserido, estimulando-os ao gosto e aprendizados dos saberes formais.
Comunidade de Aprendizagem
Neste trabalho a escola envolveu as famílias dos alunos, os funcionários, professores e equipe gestora pois de acordo com os valores trabalhados, as ações foram se desenvolvendo e envolvendo todos os segmentos da escola.
Articulação com o currículo
Portugues: Conceito do valor exposto e dramatização da realidade desse valor e produções textuais.Matemática: Dados e gráficos estatísticos das consequências de violência na cidade, no estado e no país para mostrar aos alunos o quanto é necessário o resgate desse valor em estudo.Inglês: Músicas e tradução de letras, elaboração de histórias em quadrinhos. Geografia: Valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.História: Relatórios escritos ou verbais sobre filmes assistidos.Ciências: Valores ambientais.Artes: Confecção e pinturas de artigos referentes ao valor trabalhado. Ensino Religioso: Mensagens bíblicas, estudos de passagens bíblicas, orações, músicas e reflexões referentes ao tema em estudo.Educação Física: Danças, músicas, expressão corporal.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O projeto de Valores Humanos teve sua origem durante a primeira reunião da equipe docente, onde foi detectado que um dos maiores problemas vivenciados na escola seria a falta da vivência dos valores humanos, o qual resulta em problemas que interferem no processo ensino - aprendizagem como a falta de respeito, problema de indisciplina, falta de responsabilidade e cooperação entre os alunos.