Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Pecinhas Coloridas Gostei e sou o circulo e sei a poesia eu sou o circulo, sou igual a lua sou o mais bonito, la na minha rua.
Daniel Borges | aluno(a)
Meu filho chega a casa e já sai observando as formas que tem, os objetos que se relaciona com as formas e cores como: a porta, prato, tampa, janela,etc, fico muito grata e feliz com o desenvolvimento dele
Maísa Borges | responsável
Expedição Investigativa

A expedição Investigativa foi realizada no dia 29/03/2017, em uma quarta – feira, no saguão da escola Sonho Encantado. Onde foi organizado um ambiente, com vários lugares com brinquedos, peças de encaixe coloridas, peças de madeiras, bloco lógico, caixas de som com musica infantil e livro de literatura infantil. A expedição aconteceu de maneira participativa e cautelosa, em que os alunos observaram todos os brinquedos, livros e sons do ambiente.

Objetivos

Conhecer e diferenciar as cores e formas geométricas através das pecinhas coloridas.

Comunidade de Aprendizagem

Visita e apresentação na escola APAE da musica das formas e poesia das formas. Visita no comercio a Raça observando as diferentes formas e cores do ambiente, passeio na Praça dos Pioneiros para observação das cores e formas do parque e praças do centro da nossa cidade. Apresentações para a comunidade escolar. Visita da abelhinha nas casas e cooperação dos pais no registro das fotos, Gincana cooperativas entre as EMEIs

Articulação com o currículo

Linguagem oral: dialogo sobre o projeto, historias infantis;
Matemática: Formas geométricas, cores, conceitos matemáticos;
Artes Visuais: Desenhos relacionados com o tema, bingo e domino das Cores e formas;
Movimento: poesias, brincadeiras de cooperação;
Identidade e Autonomia: Respeito com o outro, esperar a vez do colega, dividir os espaços nas brincadeiras, dividir os brinquedos.
Musicas:Canção daAbelhinha, Você é Especial, Musicas das formas, A Canção das Formas,A Abelhinha Faz Zum, Zum;
Natureza e Sociedade: Os espaços da escola;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi feita a assembléia com as crianças após a expedição, onde elas foram colocadas em roda para um relatarem sobre o que tinham visto no pátio da escola, eles falavam das pecinhas coloridas como sendo o material mais atrativo apresentado a eles. E assim surgiu o tema Pecinhas Coloridas.

Ficha Técnica
Escola
Lucia Valerio da Silva Bernardo

Diretor
Cleide Dias do Nascimento

Turma
Jardim I B

Número de alunos
27

Educadores
Lucia Valério da Silva Bernardo/ Lucineia da Silva Bernardo

Estado
Mato Grosso

Município
Comodoro

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COMODORO

Assessoria Pedagógica
Regina Aparecida SimiãoVersoza
Gostei muito de ter trabalhado este projeto, pois vi no educando o desenvolvimento satisfatório em relação às formas, cores e apresentações e seus entusiasmo em aprender os nomes das formas das cores, brincar com domino, com bingo. E também os pais se mostraram muito interessado pelo desenvolvimento de seus filhos.
Lucia Valério da Silva | Professor(a)

Repercussão na mídia

Facebook da APAE de Comodoro MT