Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

No Ritmo da dança
Expedição Investigativa

Tudo aconteceu quando saímos para a investigação no pátio da escola e os alunos começaram a comentar que as arvores também sabiam dançar. Ao chegar em sala de aula fizemos a roda de conversa e os alunos ondagaram sobre a dança das arvores.

Objetivos

Mostrar para a comunidade escolar o quanto a dança nos faz sentir bem, e proporcionando também uma vida saudável. Além de trabalhar a coordenação motora do aluno, proporciona a interação e as relações humanas.

Comunidade de Aprendizagem

A professora Roseli Andrade com o auxílio das confecções de bailarinos com papel machê e palestra com a professora de educação física Jaqueline.

Articulação com o currículo

As áreas trabalhadas foram ciências humanas, onde pesquisamos a origem de cada ritmo das regiões e suas origens, em ciências naturais o que a dança pode contribuir no nosso organismo, já em linguagem leituras da musicas, produção textual e interpretação, confecções de figurinos, desenhos dos projetos e convites e finalizando ensaios para a apresentação do ritmo escolhido pela comunidade escolar e em matemática tabular os ritmos a pesquisa do ritmo mais dançado para expor para a comunidade escolar.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os nossos conselhos serviram para dar o nome do nosso projeto, escolher as danças que eles gostariam de saber mais, definir os horários e quem ia vir na escola para fazer a pesquisa do ritmo mais dançado da comunidade escolar e contagem dos votos para saber o ritmo que a comunidade escolar mais gosta de dançar.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Joaquim Barbosa ds Santos

Diretor
Sebastião Rodrigues Pereira

Turma
2º ano

Número de alunos
10

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
Silvana Maria Dalmolin Wohl
Os alunos aprenderam que existe a endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina substância que o nosso corpo libera quando dançamos e por que ficamos tão felizes.