Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2007 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Campo e Cidade em Ação Água Saúde e preservação Sou mãe de aluna e parabenizo a atitude da Professora, junto com a escola e comunidade escolar e local, em desenvolver o projeto. Gostaria de dizer que fui grande parceira, pois nossos alunos se tornaram mais críticos e conscientes sobre os cuidados que devem ter com o meio ambiente. Sensibilizou toda a comunidade escolar e local.
Angela Maria Pelentil Schecheleski | responsável
Expedição Investigativa

Dentro do próprio ambiente escola. Enquanto nos organizávamos para a expedição investigativa, uma aluno foi ao banheiro e enquanto puxava descarga, observou a água com cor escura como se fosse da enxurrada. Então neste momento ela fez a pergunta: Professora por que nossa água tem cor escura? Aí surgiram vários comentários. Lá em casa também em dias que chove é assim, entre vários assuntos a respeito.

Objetivos

Buscar solucionar o problema da qualidade da água da escola e comunidade, bem como desenvolver a sensibilidade e conscientização das pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente num todo.

Comunidade de Aprendizagem

Participação da comunidade escolar e local em palestra com agrônoma Rosane Bragatto sobre preservação de nascentes, ações de sustentabilidades parceria das pessoas da comunidade escolar e local(coleta e campanha do óleo de fritura e lata de alumínio com a comunidade escolar e local, parceria na confecção de sabão caseiro através do reaproveitamento do óleo usado, gincana ecológica envolvendo a comunidade.

Articulação com o currículo

Matemática desenvolveu-se oficinas de jogos feitos com sucatas, quatro operações sistemas de medidas, gráficos, tabelas. Ciências: importância dos 3Rs, doenças causadas pela contaminação da água, campanhas de óleo usado, fabricação de sabão ecológico, fabricação de um filtro de bambu. História: Resgate da história do rio Ouro e a preservação dos rios do antes e de agora, entrevistas. Português: Leitura e interpretação, gramática, sacola viajante para leitura, produção textual. Geografia :Recuperação de nascentes com distribuição de mudas de árvores nativas. Educação Física: Coreografias.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal do Campo São Pedro

Diretor
Celia Pagnussat Soares

Turma
5° ano

Número de alunos
7

Educadores
Evelise Ballin, Alice Agostini,Carolina Ballin Cucchi,Angela Maria Pelentil Schecheleski

Estado
Paraná

Município
São João

Cooperativa
SICREDI IGUAÇU PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SÃO JOAO

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
Busquei desenvolver o projeto a partir do problema sobre a qualidade da água, desenvolvendo as atividades, de leituras, análises de embalagens análise de gráficos, sobre o uso indevido de agrotóxico, trabalhou-se a conscientização dos cuidados da poluição da água.
Evelise Muraro Balin | Professor(a)