Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2007 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Patrulha da Consciência Aprendi que não devemos desperdiçar comida fora porque tem tanta gente que está passando fome e nós não damos valor aquilo que temos em casa. Também que podemos reutilizar várias partes dos alimentos que jogamos fora e fazer outros pratos com aquilo que realmente não podemos mais utilizar, dá para fazer adubo.
Ana Luiza Rufino Kisst | aluno(a)
Expedição Investigativa

Durante uma semana os alunos observaram o recreio e o horário do almoço, a fim de observar se, na escola, acontecia a prática do desperdício de alimentos, tanto dos preparados no lanche, como naqueles em que os alunos trazem de casa. Constatou-se que há desperdício por parte dos alunos pois muitos se servem além do que comem.

Objetivos

Refletir sobre as consequências sociais e ambientais relacionadas à alimentação e pensar especialmente sobre o desperdício de alimentos e suas consequências.

Comunidade de Aprendizagem

Através de conversa informal com a responsável pela merenda na escola, D. Simoni e palestra educativa com a nutricionista Monica Barancelli, responsável pela Secretaria de Educação.

Articulação com o currículo

Ciências: Classificação e origem dos alimentos, alimentação saudável, alimentos prejudiciais à saúde, pirâmide alimentar, alimento como fonte de energia, benefícios dos alimentos para o funcionamento do corpo humano, conscientização aos recursos naturais usados na produção e no transporte de alimentos, preço final de um produto x custo de produção e transporte, desperdício de alimentos x fome: uma questão social, consumismo, desperdício, práticas sustentáveis, meio ambiente e cidadania.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal São João

Diretor
Silvane Fritsch Baltokoski

Turma
5° ano B

Número de alunos
22

Estado
Paraná

Município
São João

Cooperativa
SICREDI IGUAÇU PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SÃO JOAO

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
Diante de tanta carência alimentar, nada mais justo nos preocuparmos com o desperdício. Reduzi-lo é economizar dinheiro e recursos naturais. É um assunto que envolve uma questão social, de segurança alimentar, que gera impacto econômico, social e ambiental.
Marciane Chioquetta Hartmann Pimmel | Professor(a)