Classificação: Inteligência Emocional
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Jardim de valores Aprendi como me comportar e a me controlar com cada sentimento que sentimos. Controlar os sentimentos em frente às pessoas. Criamos livros, fizemos um poema, fizemos perguntas. A mãe acha importante para controlar os sentimentos.
Tainan Worst | aluno(a)
Expedição Investigativa

O projeto que está sendo desenvolvido em sala de aula com os alunos partiu de uma necessidade identificada pela professora em sala e ao assistir ao filme “Divertida Mente” com a turminha identificamos as principais percepções e sentimentos das crianças sobre o tema, a partir destas percepções e do que foi curioso iniciamos nosso percurso investigativo.

Objetivos

Entender e compreender as boas e as más atitudes, a partir de vivências que estimulem o conhecimento dos sentimentos.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças e professoras;
Famílias.

Articulação com o currículo

1. Jogo da memória: Jogo da memória dos valores: cartas que favoreçam os valores do amor, respeito, serenidade (calma e tranquilidade), paciência... paz.
2. Visualização dos valores: Visualização sobre paz interior, conduzindo as crianças para um lugar de paz, que poderá ser acessado posteriormente.
3. O dia da música: toda a semana as crianças ouviram e reproduziram coreografias que estimulam os bons comportamentos, como a dinâmica do abraço.
5. Caixa mágica: a partir dos objetos pegos na caixa mágica os alunos criaram histórias que expressassem os sentimentos ou valores estudados;
6. Nossa história: as crianças construíram no formato de um filme partes da vidinha deles, mostrando “quem sou eu”?
7. Emocionário: em grupo as crianças puderam conceituar diversos sentimentos e emoções a partir de suas percepções .
8. Pesquisa nas famílias: em grupos os alunos pesquisaram um sentimento com as família e o que significava.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier

Turma


Número de alunos
12

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lagoa dos Três Cantos

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAGOA DOS TRES CANTOS

Mesmo não surgindo das crianças o tema e sim de uma necessidade identificada na sala de aula, os alunos se engajaram muito em todas as atividades, foi muito significativo. A aprendizagem seguiu de forma compartilhada.