Jardim de valores
“ Aprendi como me comportar e a me controlar com cada sentimento que sentimos. Controlar os sentimentos em frente às pessoas. Criamos livros, fizemos um poema, fizemos perguntas. A mãe acha importante para controlar os sentimentos.
Tainan Worst | aluno(a)
Expedição Investigativa
O projeto que está sendo desenvolvido em sala de aula com os alunos partiu de uma necessidade identificada pela professora em sala e ao assistir ao filme “Divertida Mente” com a turminha identificamos as principais percepções e sentimentos das crianças sobre o tema, a partir destas percepções e do que foi curioso iniciamos nosso percurso investigativo.
Objetivos
Entender e compreender as boas e as más atitudes, a partir de vivências que estimulem o conhecimento dos sentimentos.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças e professoras;
Famílias.
Articulação com o currículo
1. Jogo da memória: Jogo da memória dos valores: cartas que favoreçam os valores do amor, respeito, serenidade (calma e tranquilidade), paciência... paz.
2. Visualização dos valores: Visualização sobre paz interior, conduzindo as crianças para um lugar de paz, que poderá ser acessado posteriormente.
3. O dia da música: toda a semana as crianças ouviram e reproduziram coreografias que estimulam os bons comportamentos, como a dinâmica do abraço.
5. Caixa mágica: a partir dos objetos pegos na caixa mágica os alunos criaram histórias que expressassem os sentimentos ou valores estudados;
6. Nossa história: as crianças construíram no formato de um filme partes da vidinha deles, mostrando “quem sou eu”?
7. Emocionário: em grupo as crianças puderam conceituar diversos sentimentos e emoções a partir de suas percepções .
8. Pesquisa nas famílias: em grupos os alunos pesquisaram um sentimento com as família e o que significava.